Prefeitura adquire triturador de galhos de podas para transformar em adubo orgânico




Prefeitura adquire triturador de galhos de podas para transformar em adubo orgânico

Transformar os resíduos resultantes de podas em adubo orgânico. Este é o principal objetivo da compra, pela Prefeitura de Montenegro, de um picador e triturador de galhos, troncos, arbustos e folhas. A máquina pode ser acoplada a um caminhão com caçamba e levada a qualquer lugar da cidade. A aquisição foi realizada por licitação e o investimento ficou em R$ 174.530,00.

A operação do novo equipamento ficará a cargo da Secretaria Municipal de Viação e Serviços Urbanos. De acordo com o assessor especial Tiago Machado, que acompanhou todo o processo, hoje, depois da poda, os restos geralmente são conduzidos até o “pátio” da Prefeitura e, dali, enviados até uma usina de compostagem. “Agora, a proposta é picar tudo e levar para as escolas, onde o produto servirá de adubo orgânico para hortas”, explica. Também há possibilidade de parceria com outras entidades.

O prefeito Gustavo Zanatta lembra que a chegada do triturador resolve dois problemas. O primeiro é de logística, porque os restos de podas poderão ser transformados em adubo imediatamente. “Os galhos não ficarão mais jogados nas ruas por até vários dias e, depois, apodrecendo no pátio”, aponta. O segundo ganho é ambiental, uma vez que o manejo correto dos resíduos permitirá seu reaproveitamento.

O uso do triturador é simples e os servidores da Secretaria de Viação e Serviços Urbanos já receberam treinamento para realizar o serviço de forma eficaz e segura