Prefeitura adquire triturador de galhos de podas para transformar em adubo orgânico
Transformar os resíduos resultantes de podas em adubo orgânico. Este é o principal objetivo da compra, pela Prefeitura de Montenegro, de um picador e triturador de galhos, troncos, arbustos e folhas. A máquina pode ser acoplada a um caminhão com caçamba e levada a qualquer lugar da cidade. A aquisição foi realizada por licitação e o investimento ficou em R$ 174.530,00.
A operação do novo equipamento ficará a cargo da Secretaria Municipal de Viação e Serviços Urbanos. De acordo com o assessor especial Tiago Machado, que acompanhou todo o processo, hoje, depois da poda, os restos geralmente são conduzidos até o “pátio” da Prefeitura e, dali, enviados até uma usina de compostagem. “Agora, a proposta é picar tudo e levar para as escolas, onde o produto servirá de adubo orgânico para hortas”, explica. Também há possibilidade de parceria com outras entidades.
O prefeito Gustavo Zanatta lembra que a chegada do triturador resolve dois problemas. O primeiro é de logística, porque os restos de podas poderão ser transformados em adubo imediatamente. “Os galhos não ficarão mais jogados nas ruas por até vários dias e, depois, apodrecendo no pátio”, aponta. O segundo ganho é ambiental, uma vez que o manejo correto dos resíduos permitirá seu reaproveitamento.
O uso do triturador é simples e os servidores da Secretaria de Viação e Serviços Urbanos já receberam treinamento para realizar o serviço de forma eficaz e segura
Comentários