Estacionamento Pago nas Ruas de Montenegro: Sinalização, Melhorias, multas e mais espaço




Estacionamento Pago nas Ruas de Montenegro: Sinalização, Melhorias, multas e mais espaço 

Desde que o estacionamento rotativo foi retomado em Montenegro motoristas de carros, motos e caminhões estão se adaptando a nova realidade de mobilização urbana. Com mais espaço nas ruas para estacionar os veículos também surgiram algumas dúvidas. Entre elas a questão da cobrança de multas.

Com tempo limite de duas horas motoristas que vêm de fora de Montenegro acabam pagando multas e recebendo pontos na carteira por que extrapolam o tempo de uso da faixa nobre. Os avisos de cobrança de tarifa são emitidos pelos monitores quando há desrespeito as regras previstas por lei para a zona azul. Mas a falta de informações nas placas do estacionamento, quanto a estas cobranças, motivou uma reunião, proposta pelo gabinete da vereadora Camila de Oliveira, na Casa Legislativa. “O estacionamento veio para auxiliar a questão de mobilidade urbana no centro da cidade, que estava caótico, mas precisamos ver e discutir algumas necessidades que podem ser melhoradas”, destacou a vereadora.

Um dos objetivos da reunião era solicitar à empresa a inclusão de algumas informações nas placas da faixa azul. Quem vem de fora do nosso município e não encontra funcionários do rotativo usa o estacionamento, mas quando vai embora, não faz o pagamento. Porém, depois vem à multa e pontos para estes usuários.

De acordo com Wesley Fernandes, supervisor de operações da Sebert Sistema de Estacionamento Veicular Brasil Ltda, que explora a faixa azul em Montenegro, a placa R6B, que legisla sobre o estacionamento regulamentado, não permite alterações de layout. “A interferência na placa não poderia ser feita por conta do que rege o CTB, mas podemos pensar em uma ação de marketing para chegar com mais informações aos usuários”, destacou. Esta situação também foi corroborada pelo diretor de Trânsito, da prefeitura de Montenegro, Paulo Tempass Jr. “A formatação desta placa não pode sofrer alterações”, ressaltou. Ele também destacou que a prefeitura vem realizando um estudo para que a guarda municipal assuma o controle sobre o trânsito de Montenegro que hoje é feito pela Brigada Militar. “A BM faz a fiscalização, mas sabemos que a corporação tem outas atividades então essa fiscalização do trânsito, feita pelo município, pode ser mais efetiva”.

A empresa se comprometeu em realizar ações e contratar mais funcionários que possam auxiliar os motoristas que ainda não conhecem o sistema rotativo. Muitos deles vêm de municípios vizinhos e, por isso, desconhecem a faixa nobre.

Compra de Créditos – Durante a reunião foi sugerido que se adote mais pontos de vendas além dos já existentes e dos totens nas ruas centrais de Montenegro. Aliado a isso, fazer a divulgação das regras de funcionamento do estacionamento.

Estacionamento para Motos – Outra questão levantada foi o pouco espaço para as motos no rotativo. Segundo Wesley hoje as vagas que existem suprem a necessidade, porém a empresa já estuda o aumento delas. O problema, apontado por ele, é que muitos motociclistas esquecem que estes locais são rotativos também e utilizam durante todo o dia. O que impede que mais motoristas possam usar estes espaços.

Vagas especiais – A situação do estacionamento para idosos ou portadores de necessidades especiais também foi debatida. De acordo com a legislação de trânsito a empresa deve resguardar 7% das vagas para este publico, conforme Wesley hoje é quase 10%, ou seja, acima do previsto em Lei. “Não podemos especificar para este ou para aquele público, por que precisa estar dentro das regras. Para idosos são 5% e para PNE 2%, neste último caso não podemos dizer que este ou aquele es