Centro de Saúde Mental Infantojuvenil de Montenegro




Centro de Saúde Mental Infantojuvenil de Montenegro


A saúde mental de crianças e adolescentes nunca esteve tão em evidência quanto agora. E isso acontece muito em função da pandemia da Covid-19 que restringiu por muito tempo a socialização desta parcela da população. Em casa, sem convívio com colegas e amigos de escola, por exemplo, as crianças e adolescentes acabaram desenvolvendo transtornos mentais como ansiedade e depressão.

De acordo com um levantamento da secretaria municipal da Saúde Montenegro tem, hoje, cerca de 7 mil meninos e meninas que estão enfrentando alguma doença mental. Foi pensando no atendimento a este público que a prefeitura de Montenegro, através da SMS inaugurou o Centro de Saúde Mental Infantojuvenil que passa a compor a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) na cidade.

Os vereadores Talis Ferreira e Ari Müller (PP) e o presidente do Legislativo Juarez Vieira da Silva (PTB) participaram da inauguração do Centro. “Nós, do Legislativo, saudamos esta ação do executivo. Este é um espaço que vem para auxiliar os atendimentos em saúde mental para nossas crianças e adolescentes que, principalmente durante o último ano tiveram suas atividades afetadas e acabaram por ter problemas psicológicos”, ressalto Juarez.

O Centro de Saúde Mental fica na rua Ricardo Jahn, nº 320, no bairro São Paulo. O espaço conta com salas de apoio e multiuso para o atendimento. Além disso, a equipe formada tem profissionais especializados no atendimento Infantojuvenil. “Nós vamos trabalhar com pessoas extremamente preparadas para este serviço que é receber as crianças e adolescentes e tornar este atendimento mais humanizado. E aqui nós vamos conseguir fazer isso”, destacou a secretária da Saúde Cristina Reinheimer.

A Prefeitura de Montenegro inaugurou nesta terça-feira (28), o Centro de Saúde Mental Infantojuvenil que irá compor a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) no município. Destinado ao atendimento de crianças e adolescentes que apresentam intenso sofrimento psíquico decorrente de transtornos mentais graves, o espaço foi criado levando em consideração o grande aumento, no último ano, da demanda por atendimentos em saúde mental nesta fase.

Como o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) não possui estrutura física adequada para realização da atenção na infância e na adolescência, o projeto será desenvolvido pelo município dentro do novo espaço e irá incluir o atendimento de jovens com outras situações clínicas que impossibilitem estabelecer laços sociais e realizar projetos de vida. Estão incluídos, nessa categoria, os autistas.

De acordo com a coordenadora da área de saúde mental de Montenegro, Camila Anversa, a reforma psiquiátrica, formalizada pela lei 10.216 de 6 de abril de 2001, inicia a construção de um modelo humanizado de atenção integral na rede pública de saúde, que não prioriza mais a hospitalização como única forma de tratamento. Segundo ela, Montenegro iniciou a organização dos serviços de saúde mental no ano de 2007 com a abertura do CAPS I Novo Horizonte, voltado para o atendimento diário de pessoas que apresentam quadro de transtorno mental severo e persistente.

“O Programa de Saúde Mental de Montenegro visa promover a qualidade de vida das pessoas que apresentam sofrimento psíquico, bem como de seus familiares, em uma atenção comunitária, voltada para o cuidado e a reabilitação psicossocial”, enfatiza. Camila salienta que o Município busca, com a inauguração, potencializar os recursos existentes em parceria e corresponsabilidade com Atenção Básica, Estratégia de Saúde da Família e ações intersetoriais. “O intuito do novo espaço é melhorar a abordagem, o acolhimento, o tratamento e o encaminhamento a esse público, visando qualificar o atendimento, minimizar agravos e evitar internações desnecessárias”, complementa a coordenadora da área.
O Centro de Saúde Mental Infanto-Juvenil está localizado na rua Ricardo Jahn, número 320, bairro São Paulo. Para a secretária municipal de Saúde, Cristina Reinheimer, o espaço trará mais qualidade no atendimento para uma especialidade muito delicada. “A saúde mental, principalmente quando se fala de crianças e adolescentes, é um tema de extrema importância que precisa ser tratado com muito cuidado e atenção”, pondera a titular da pasta.

Na inauguração, o prefeito Gustavo Zanatta destacou que o espaço visa garantir dignidade para estes menores. “São crianças e adolescentes que precisam de atenção integral. Assumi o compromisso de criar este espaço, e estamos inaugurando hoje, muito felizes”, frisou o prefeito. O presidente da Câmara de Vereadores, Juarez Vieira da Silva, os vereadores Talis Ferreira (PP) e Ari Müller (PP), além de secretários municipais também participaram da solenidade.