Banco de Perucas de Montenegro




Banco de Perucas de Montenegro


“Muitas pessoas falam que é só o cabelo. Não é só o cabelo. É o nosso cabelo.” A frase dita por Jucilaine Miguel Lamberte, que realiza tratamento contra o Câncer, expõe a importância de um projeto lançado nesta quinta-feira (16). Em cerimônia na Secretaria Municipal de Habitação, Desenvolvimento Social e Cidadania (SMHAD), a Administração inaugurou o Banco de Perucas “Transformando Vidas” que visa beneficiar mulheres de Montenegro e região que enfrentam a doença.

A partir de agora, a SMHAD receberá cabelos doados pela comunidade local e os encaminhará para a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) Bento Gonçalves, que fará a produção dos apliques. Quando estiverem prontas, elas voltam a Montenegro para serem entregues a mulheres com Câncer. Jucilaine foi a primeira a receber a peruca, a maquiagem e todo o atendimento e beleza no novo espaço. Feliz com o projeto, ela destaca que muitas mulheres poderão aumentar sua autoestima com o acessório. “Uma peruca com cabelos naturais é muito cara. Muitas não têm condições de adquirir”, ressalta.

A felicidade também estava estampada no sorriso da funcionária pública Cátia da Rosa da Mota, que pertence ao grupo Amigas do Peito, do Hospital Unimed Vale do Caí. “Meu coração está cheio de gratidão. É um fio de esperança durante o tratamento”, enfatiza, ao destacar a importância do projeto para as mulheres da região. A cidade também receberá almofadas pós-mastectomia (retirada cirúrgica de toda a mama), que visa diminuir dor no local após o procedimento.

Segundo o secretário de Habitação, Desenvolvimento Social e Cidadania, Luis Fernando Ferreira, o projeto visa levar autoestima para mulheres que passam por essa situação difícil. “Queremos dar um alento para auxiliar no tratamento dessa doença terrível”, enfatiza. A sala, montada pelo poder público, possui quase a mesma estrutura de um salão de beleza, com cadeira, espelho, bancada e um expositor de perucas.

O prefeito municipal de Montenegro, Gustavo Zanatta, participou da cerimônia e destacou que o projeto busca trabalhar com a autoestima daquelas mulheres que precisam passar pelo severo tratamento do Câncer. “As perucas aqui expostas não são apenas um adereço comum, mas um sinal de esperança para que, motivadas, as pacientes tenham força”, pondera. O projeto é da Prefeitura de Montenegro e Aapecan, em parceria com o Instituto Mix, que fará o cronograma de uso do espaço.