Substituição das lâmpadas de rua por LED em Montenegro



 Substituição das lâmpadas de rua por LED em Montenegro



Ruas mais claras e seguras e a um custo menor. É com este objetivo que a Administração Municipal vai iniciar testes para a substituição das lâmpadas de rua por unidades de LED. Um projeto de lei prevendo abertura de crédito especial no valor de R$ 20 mil foi encaminhado à Câmara para financiar o início da operação. O texto deverá ser votado nas próximas semanas.

De acordo com o prefeito Gustavo Zanatta, comparado com dispositivos tradicionais, o LED na iluminação pública se destaca inicialmente por sua eficiência energética, produzindo cerca de 80 lúmens por KW, capacidade que só é comparada às lâmpadas de vapor de sódio. “Essa tecnologia também tem maior vida útil, funcionando por até 50 mil horas (25 anos de uso), diminuindo custos com manutenção da rede”, destaca.

Além de vantagens econômicas, os LED trazem conforto visual e maior nitidez para os usuários de iluminação pública. Essa tecnologia tem facho de luz mais direcionado e apresenta maior índice de reprodução de cores. A “cor fria” ainda reduz a atração de insetos.

As lâmpadas de LED representam um importante ganho ambiental. “Esse dispositivo é livre de metais pesados e é composto por materiais recicláveis, além de ter vida útil prolongada, diminuindo a necessidade de descarte”, sublinha Zanatta. Montenegro tem cerca de 12 mil postes de iluminação no perímetro urbano.