Ronda do Paradesporto de Montenegro em outubro



Ronda do Paradesporto de Montenegro em outubro

A Prefeitura Municipal de Montenegro, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura – Diretoria de Desporto, em parceria com a Federação Internacional de Educação Física, Delegacia do Rio Grande do Sul (FIEP-RS) e Associação Esporte Mais, promoverá, no mês de outubro de 2021, o curso Ronda do Paradesporto no município. Trata-se de um evento que envolve palestras e atividades das modalidades esportivas praticadas por pessoas com deficiência. A Ronda acontecerá nos dias 1º, 2 e 3 de outubro em Montenegro e o público ainda poderá participar dos cursos que serão oferecidos.

De acordo com o diretor municipal de Desporto, Odilson Soares, a abertura solene do curso acontecerá no dia 1º de outubro, no plenário da Câmara Municipal de Vereadores. Já no dia 2, das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 16h30min, ocorrerão atividades paralímpicas como palestras e a prática de modalidades como vôlei sentado, futebol para cegos, dentre outras. O encerramento será no dia 3, também com atividades. Quem se interessar em participar já pode se inscrever mandando e-mail para smec.desporto@montenegro.rs.gov.br. A inscrição é gratuita, com contribuição de um quilo de alimento, que pode ser entregue no dia do evento. As ações dos dias 2 e 3 ocorrerão na sede do Serviço Social da Indústria (Sesi) de Montenegro.

Odilson destaca que a data foi escolhida pela proximidade com o Dia Nacional do Atleta Paralímpico, comemorado em 22 de setembro. A ideia, inclusive, é levar essa experiência da modalidade aos alunos da rede pública. “Queremos levar esse enfoque para as escolas, atendendo também aos alunos com necessidades especiais”, ressalta. Os palestrantes do evento serão o delegado da FIEP e professor Everton Deiques, o presidente da Associação Esporte Mais e professor Rotechild Prestes, e as professoras Claudia Alfama, Claudia Romero e Tânia Kayser.