Prefeito Zanatta recebe Marina Reidel diretora de Promoção dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais



 Prefeito Zanatta recebe Marina Reidel diretora de Promoção dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais

Na manhã desta segunda-feira (09), o prefeito Gustavo Zanatta recebeu a visita da diretora de Promoção dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Marina Reidel. A montenegrina, que também é professora, mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), esteve no Palácio Rio Branco para participar de uma reunião sobre assuntos que envolvem a área da cidadania da cidade.
Um dos projetos apresentados pela representante do Governo Federal é o “Housing First”, conhecido no Brasil como “Casa Primeiro”. O programa, que já é aplicado em países como Estados Unidos, Canadá, Espanha, Portugal e França, é destinado a pessoas em situação de rua. Trata-se de uma alternativa aos sistemas de albergues de emergência, que dá ao indivíduo ou à família, que esteja nesta situação, o aluguel de uma moradia por tempo determinado. “É um programa que pode ter captação por emenda parlamentar e que visa a ressocialização desse público”, enfatiza a diretora.

Segundo ela, é uma iniciativa mais barata ao município em relação aos subsídios (CREAS, CAPS, CRAS, entre outros) que já são disponibilizados.
Atualmente, conforme dados da Secretaria Municipal de Habitação, Desenvolvimento Social e Cidadania, Montenegro contabiliza seis pessoas em situação de rua. O número não é mais alto graças ao trabalho realizado pelo Retiro Comunitário de Reabilitação Ocupacional (Recreo). Marina destaca que o Casa Primeiro é um projeto complexo, mas que possui um resultado positivo.

O prefeito Zanatta agradeceu a indicação da diretora e encaminhou o projeto para a pasta responsável.
O encontro também teve a discussão sobre a questão migratória no município e o auxílio na busca de recursos que podem ser disponibilizados para o município nesta área. A reunião contou com a participação do vice-prefeito Cristiano Braatz e da diretora de Planejamento e Relações Institucionais, Maria Cristina Kehrwald.