Casa do Artesão de Montenegro




 Casa do Artesão de Montenegro

A Administração Municipal, em parceria com entidades ligadas ao artesanato local, segue na busca de alternativas para a criação de uma casa destinada aos artesãos e artesãs na cidade. Uma reunião, ocorrida no Palácio Rio Branco na tarde de quarta-feira (04), reuniu representantes do poder público e de entidades da área para continuar o debate sobre a criação de um espaço destinado aos profissionais no centro.

A instalação, inclusive, já foi discutida em outras reuniões neste ano. A ideia, agora, é que a Administração Municipal alugue um espaço comercial em frente à Praça Rui Barbosa. Estiveram presentes ao encontro o prefeito em exercício, Juarez Silva, a secretária municipal de Educação e Cultura, Ciglia da Silveira, o diretor de Turismo, Jaime Büttenbender, a representante da Associação Montenegrina de Artistas e Brique na Estação, Jaqueline Zibetti do Couto, dos Grupos Organizados do Lar – Emater, Everaldo Vinícius da Silva, e do Mercado do Artesanato, Noé Marini Flores. A iniciativa visa transformar esse espaço na Casa do Artesão, aberto diariamente junto à Praça Rui Barbosa.

O local contaria com estatuto e regramento para que todos pudessem utilizar da forma mais correta possível. Em contrapartida, os grupos fariam oficinas de artesanato para escolas de Montenegro. Segundo Jaqueline, a instalação do ponto seria fundamental para confirmar o título, ostentado pelo município, de Cidade das Artes. “Sem contar que a praça já é um ponto de referência para o artesanato em Montenegro”, destaca.

O prefeito em exercício ressaltou que a Administração tem interesse nesta pauta e que fará de tudo para que a casa seja instalada. “Não é o local ideal, mas é a solução de momento”, destaca. Agora, o Poder Executivo buscará pelas formas legais e administrativas a viabilização deste projeto.