ALERTA - Cuidados com a raiva em Montenegro



ALERTA - Cuidados com a raiva em Montenegro


Após a confirmação de dois casos de raiva em morcegos na cidade de Porto Alegre, o Governo do Estado, por meio de informativo do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), alerta as cidades próximas para adoção dos cuidados para evitar da doença. A Prefeitura de Montenegro está atenta e alertando a população sobre as atitudes para coibir focos da doença. Ainda não há nenhum confirmado caso em Montenegro, no entanto, pela proximidade, os cuidados devem ser redobrados.

A raiva é uma doença transmissível que atinge todos os mamíferos (como cães, gatos, bois, cavalos, morcegos e o homem) e é transmitida quando a saliva do animal infectado entra em contato com a pele lesionada ou mucosa, por meio de mordida, arranhão ou lambedura do animal. O vírus ataca o sistema nervoso central, podendo levar à morte após pouco tempo de evolução. O morcego é um reservatório natural da raiva. Por isso, o contato de morcegos com animais de estimação ou humanos sempre é considerado um acidente grave.

De acordo com a chefe da Vigilância em Saúde, Beatriz Regina Garcia, é essencial que, para proteger o animal doméstico da raiva, o tutor vacine cães e gatos anualmente. A carteira de vacinação do animal, inclusive, deve ser verificada. “Tomando esses cuidados, a pessoa dificulta a propagação da doença no município”, enfatiza Beatriz.

 A chefe do setor ainda ressalta que o cuidado deve ser extremo por parte da população. Caso alguém encontre algum morcego vivo ou morto em situação anormal, por exemplo, caído no chão, pendurado em janelas e cortinas, o animal não deverá ser tocado. 

Deve-se ligar 
para a Vigilância  3632-1113.