Sino da Estação da Cultura de Montenegro


 


 Sino da  Estação da Cultura de Montenegro


Um objeto que pertencia à antiga Estação Ferroviária de Montenegro voltou ao seu lugar de  origem nesta quarta-feira (14). Trata-se de um sino de ferro, que era usado para fazer a comunicação com os passageiros da época, avisando-os das saídas dos trens. Doado pelo coronel da reserva Álvaro   Cruz Ferreira, o artefato foi entregue hoje às representantes do Departamento de Cultura, Mara Ribeiro  e Claudete Heberle, que já preparam uma cerimônia para que a doação seja feita de forma oficial. 

Álvaro recebeu o sino do pai, Luis Silva Ferreira, que atuou como ferroviário no município. Aliás, o coronel aposentado, junto com sua família, viveu, morou e trabalhou na cidade, chegando ele a   ser comandante do 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM). Segundo Dieny Pilar, esposa de  Álvaro,      a ideia é devolver o objeto, que afinal pertence ao município. 
 
O sino está na família desde 1945, quando o pai do coronel foi transferido para outra cidade. E não é apenas essa a ligação da família com a Estação. 
 
                  “O nascimento do meu marido aconteceu aqui dentro”, revelou para as representantes do Departamento de Cultura, contando que o parto ocorreu no próprio prédio da Estação Ferroviária. 

   Mara disse que o Município aceita, com muita honra, essa doação e que vai engrandecer o acervo. “É um artefato histórico. Ficamos muito felizes que ele tenha voltado para o lar”, enfatiza a diretora de Cultura. Além disso, haverá uma cerimônia, com convidados, no dia 16 de agosto, na chegada do fogo simbólico, para oficializar a entrega. Na oportunidade, o coronel e autoridades estarão presentes para a assinatura do termo de doação.