Patrulha Escolar em Montenegro

 


Patrulha Escolar em Montenegro

 
Ações voltadas para a segurança dos estudantes e professores vem sendo analisada pela SMEC com a colocação, também, de mais câmeras de videomonitoramento.

A segurança se tornou o principal critério na hora dos pais escolherem onde seus filhos irão estudar. Mas, afinal, como garantir que tanto os estudantes quanto os professores tenham mais segurança para, com tranquilidade, poder estudar e trabalhar? Foi pensando nisso que o vereador Talis Ferreira (PP) fez a indicação de um pedido de reunião para discutir a possibilidade de se ter a Guarda Municipal mais presente nos educandários municipais de Montenegro. “A gente sabe que a Guarda Municipal não tem efetivo para estar em todos os lugares. Então queremos conversar sobre este assunto e ver a viabilidade de ter estes profissionais, também, nas escolas”, destacou.

A preocupação do vereador também é a dos pais e, por que não dizer, dos educadores. E isso vem acontecendo com mais intensidade após o ataque a uma escola de educação infantil no estado de Santa Catarina. De lá para cá o assunto vem sendo amplamente discutido. De acordo com a secretária municipal de Educação e Cultura Ciglia da Silveira a SMEC vem analisando o projeto de implantação de videomonitoramento nas escolas. “Nós iniciamos o ano fazendo um levantamento de como estavam os alarmes e as câmeras. Temos alguns pontos críticos no em torno de nossos educandários e, por isso, também estamos agilizando a colocação do videomonitoramento”, destacou.

De acordo com o coordenador da Guarda Municipal, Airton dos Santos, A GM está dando uma atenção especial a este assunto. “Terminar os roubos não vamos conseguir, mas vamos tentar coibir. São 28 escolas no município para atendermos, algumas mais distantes, por isso o videomonitoramento também vai auxiliar”.

A sugestão do vereador Talis também foi à de que a viatura da Guarda Municipal pudesse fazer rondas no em torno das escolas assim como a Brigada Militar realiza nos bairros. “A gente entende que só o fato de dar uma passada na frente da escola já dá uma inibida. Enquanto estiver no período de aula, pelo menos”, frisou. A recomendação também foi feita pelo legislador Ari Müller, que participou da reunião. “Não afasta todo o perigo, mas inibe as ações de quem quer praticar furtos ou ameaças”, complementou.