Isenção do IPTU para produtores rurais de Montenegro

 



 Isenção do IPTU para produtores rurais de Montenegro



Além deste assunto os membros da Comissão Geral de Pareceres aprovaram outros pedidos de reuniões e a concessão de título de cidadão montenegrino

Agricultura familiar: produtores podem ser beneficiados com isenção de IPTU e taxa de recolhimento do lixo

A silvicultura e a citricultura são as principais culturas desenvolvidas em Montenegro. Paralelas a elas, o município já conta com a produção, por exemplo, de aves, morangos, hortaliças, frutas e leite, porém em menor área de terra ocupada. E essa diversificação agrícola é fundamental para alavancar a economia do município.

Através dos pequenos e médios agricultores muitos alimentos chegam à cidade e são servidos à mesa para os montenegrinos. Mas, assim como acontece em outros setores, a carga tributária encarece a produção e acaba dificultando o crescimento destas áreas agrícolas no município. Segundo dados do IBGE o município tem hoje 1.211 propriedades rurais que estão produzindo algum alimento em um total de 27.937 hectares de terras.

E foi pensando nestes pequenos e médios produtores rurais que o vereador Ari Arnaldo Müller (PP), fez a indicação da realização de uma reunião, na Câmara de Vereadores, que vai discutir a cobrança da coleta de lixo e isenção da cobrança de IPTU sobre propriedades de exploração agropecuária de Montenegro. “Existia um decreto que isentava o produtor rural. Mas é preciso que haja uma lei regrando isso. Por isso solicitei a reunião e, a partir dela, vamos conversar para tornar essa lei efetiva. E que venha auxiliar nossos produtores rurais”, ressaltou o vereador. A reunião ainda não tem data definida para acontecer, mas deve ocorrer em breve.

VENEZUELANOS – A pedido da vereadora Camila Carolina de Oliveira (Republicanos) a Casa Legislativa deve realizar, nos próximos dias uma reunião sobre a vinda de trabalhadores venezuelanos para o município. “Existe um cuidado com estas pessoas que precisamos ter. Eles largaram tudo no país deles e vieram para cá. Então precisamos acompanhar o processo de adaptação deles na cidade”, destacou a vereadora que também é presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, da Câmara de Vereadores.

COMPLAD E INCUBADORA EMPRESARIAL – Além destes dois pedidos de agendamentos de reuniões os vereadores Juarez Vieira da Silva (PTB) e Gustavo Oliveira (PP), solicitaram a inclusão de dois encontros no Legislativo que tem como objetivo discutir questões ligadas ao COMPLAD e a incubadora empresarial. Neste último caso o espaço não é ocupado desde 2013 e hoje conta com 04 salas que poderiam ser utilizadas no desenvolvimento de pequenas empresas.

CIDADÃO MONTENEGRINO – A proposta do vereador Talis Ferreira (PP), que concede o título de cidadão montenegrino ao senhor ao Senhor Taigor José Pedroti Coelho também foi aprovada pela CGP. Pedrotti, que é natural da cidade de Bagé, escolheu Montenegro para morar e atuar como soldado da Brigada Militar, desde 2012. O município atuou por 07 anos no Pelotão de Operações Especiais, da BM, onde se destacou pelo grande número de prisões realizadas a delinquentes foragidos do sistema prisional, bem como nas prisões em flagrante delito por diversos crimes como tráfico, roubos e furtos.