Banco de sangue em Montenegro

  

Banco de sangue em Montenegro

Além de incentivar a doação de sangue entre os montenegrinos, a proposta tem como objetivo manter ativo um hemocentro na cidade

A Câmara de Vereadores de Montenegro aprovou na noite desta quinta-feira, 08, o requerimento para a realização de uma reunião que vai discutir a implantação ode um banco de sangue no município. O pedido foi feito pelo vereador Felipe Kinn da Silva, do MBD. Conforme a justificativa do requerimento, além de incentivar a doação de sangue entre os montenegrinos, a proposta tem como objetivo manter ativo um hemocentro na cidade. Todas as vezes que se precisa de sangue os hospitais são abastecidos pelo hemocentro de Lajeado. “Todas as vezes que um paciente nosso precisa de sangue ele está internado em Porto Alegre, mas as nossas doações ficam concentradas no hemocentro em Lajeado. Então precisamos nos deslocar até a capital para fazer a doação. Por isso, é extremamente útil termos este local aqui com profissionais técnicos da área”, frisou Kinn.

A doação de sangue é algo de extrema importância, que deve ser um hábito de todos. É rápido, fácil e não dói. A única fonte de sangue para os pacientes que dele necessitam são os doadores. Uma unidade de sangue doada pode ser separada em glóbulos vermelhos ou hemácias, plaquetas, plasma e crio precipitado, beneficiando até quatro pacientes.

APROVAÇÃO DE REQUERIMENTOS 

 Os vereadores também aprovaram mais seis requerimentos de reuniões, uma moção de apoio de a criação de duas frentes parlamentares Entre estes requerimentos estão o agendamento de reuniões há uma solicitação para discutir a realização de laqueaduras pelo SUS na cidade, alagamentos e a falta de refeitório da EMEF Ana Beatriz Lemos, a regularização fundiária de uma rua nas proximidades da Universidade de Santa Cruz do Sul, terras inativas do município que poderiam ser comercializadas e a verba investida em outra demanda, semana do Hip Hop em Montenegro e uma reunião que visa discutir ações sobre o Conselho Municipal de Proteção aos Animais, o COMUPA.

MOÇÃO DE APOIO E FRENTES PARLAMENTARES 

 Durante a sessão também foram aprovadas duas frentes parlamentares, sugeridas pelos vereadores Juarez Vieira da Silva, Camila Carolina de Oliveira, Paulo Azeredo, Ari Müller e Valdeci de Castro. Uma delas é voltada para a defesa da família e a outra para o apoio de micro e pequenas empresas.

Também foi aceita uma moção de apoio ao projeto de Lei nº 2.564/2020, que institui o piso salarial para enfermeiros, técnicos e auxiliares em enfermagem e parteiras.