Ecocitrus: a força que vem do Cooperativismo - Cooperativa dos Citricultores Ecológicos do Vale do Caí



Cooperativa dos Citricultores Ecológicos
do Vale do Caí /Ecocitrus: a força que vem do Cooperativismo

A Cooperativa dos Citricultores Ecológicos do Vale do Caí (Ecocitrus) foi fundada em 1994, por produtores rurais que acreditavam que era possível uma produção sem agrotóxicos, preservando a saúde do planeta e de cada consumidor. Atualmente, conta com 109 agricultores e agricultoras em seu quadro de associados, o que comprova a eficácia do cooperativismo na citricultura da região.
Nesta quinta-feira (17), o prefeito Gustavo Zanatta; o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Waldir Kleber; e o diretor de Turismo, Jaime Büttenbender visitaram as instalações da cooperativa. Eles foram recebidos pelo presidente da Ecocitrus, Pedro Schneider; a coordenadora de produção, Cristina Tomazi Franzen; o supervisor de qualidade, Jeferson Àvila; e o gestor da usina de compostagem, Marcos Samoel Lottermann.

A Ecocitrus completa todo o ciclo de produção da citricultura, desde o fornecimento das frutas pelos associados, até seu processamento na unidade de sucos e óleos essenciais da cooperativa e sua posterior exportação a países europeus. Atualmente, 80% do produto final oriundo dos citros é exportado para Alemanha, França, Reino Unido, Holanda e Bélgica, entre outros.
O prefeito conheceu todas as etapas de produção e se mostrou orgulhoso de ver a qualidade dos processos, além de degustar os sucos. “É muito bom termos uma cooperativa com este nível de excelência no município”, frisou Zanatta.
A Ecocitrus também é incentivadora do turismo rural e integra a Rota Sabores e Saberes, que destaca propriedades rurais do interior de municípios do Vale do Caí.