Vacinação das “comorbidades” ocorrerá nos postos de saúde a partir de hoje terça ( 04 )

 



Vacinação das “comorbidades” ocorrerá nos postos de saúde a partir de hoje terça ( 04 )



Ao invés do drive-thru no Parque Centenário, a Prefeitura vai usar a estrutura dos postos de saúde para aplicar as vacinas contra a Covid-19 nas pessoas que possuem alguma comorbidade contemplada pelo Ministério da Saúde. A decisão leva em conta a necessidade de recadastrar os usuários e atualizar informações exigidas pelos protocolos do Estado e do Ministério da Saúde. Por outro lado, a descentralização representará um ganho para a população, que terá mais opções de atendimento e enfrentará menos filas, neste primeiro momento.

Para receber a vacina, os pacientes devem ir até a sua unidade de referência – o posto mais próximo de sua casa – munidos de cópias da Carteira de Identidade (com CPF) ou da Carteira de Motorista, e comprovante de residência. Também será necessário apresentar um comprovante da doença, como laudo, receita de medicamentos de uso contínuo ou atestados médicos. Uma vez atualizada a ficha, o paciente é imunizado. As vacinas disponíveis, neste momento, são da Oxford/Fiocruz. Estas regras valem apenas para a primeira dose. Os reforços voltarão a ser administrados no sistema drive-thru.

De acordo com a secretária municipal da Saúde, Cristina Reinheimer, a atualização das informações cadastrais é fundamental para garantir que pessoas sem direito às vacinas, nesta etapa, sejam atendidas irregularmente. “Por isso, optamos pelos postos, porque lá poderão fazer tudo de uma só vez. No sistema de drive-thru, seria impossível conferir documentos e preencher formulários”, explica.

Comorbidades são doenças ou problemas de saúde que aumentam o risco de condições mais graves. Por isso, a prioridade agora será destas pessoas, já que o coronavírus é muito mais perigoso para elas do que para quem é sadio. Ao colocá-las à frente, o governo pretende reduzir a pressão sobre os hospitais, uma vez que o tratamento dos sintomas, nestes casos, normalmente requer internação e até mesmo baixa nas UTIs.

A Secretaria tem pelo menos 1.100 unidades de imunizante disponíveis para primeira aplicação.

Quem será vacinado agora

Pessoas de qualquer idade, a partir dos 18 anos, que tenham:

- Síndrome de Down

- Doenças renais crônicas (em diálise)

- gestantes e puérperas (com comorbidades)

- Pessoas de 55 a 59 anos que tenham:

- Diabetes

- Hipertensão

- Câncer

- Pneumopatias

- Doenças coronarianas

- Doenças renais

- Doenças cardiovasculares

- Hemoglubinopatias

- Obesidade (grau 3)

- Cirrose hepática

- Imunossuprimidos

- Deficiência Permanente, cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC)


Onde se vacinar


ESF 1 GERMANO HENKE – das 8h às 12h e das 13h às 16h

Estrada Montenegro Polo, 3952 , bairro Germano Henke

Telefone: 3649-4360



ESF 2 ESPERANÇA - das 8h às 12h e das 13h às 16h

Rua Tietê, 240 , bairro Senai

Telefone: 3649-3529



ESF 3 INDUSTRIAL - das 8h às 12h e das 13h às 16h

Rua José Luiz, 1050 , bairro Industrial

Telefone: 3632-9532



ESF 4 SANTO ANTÔNIO – das 8h às 18h

Rua Getúlio Vargas, 1323, bairro Santo Antônio

Telefone: 3632-0460



ESF 5 CENTENÁRIO - das 8h às 12h e das 13h às 16h

Rua Alberto Gottseelig, S/nº , bairro Centenário

Telefone: 3632-3704



ESF 6 TIMBAUVA – das 8h às 18h

Rua Campos Netto, 177, bairro Timbaúva

Telefone: 3632-3102



ESF 7 CENTRO – das 8h às 21h

Rua Ramiro Barcelos, 2672, bairro Centro

Telefone: 3632-8444

ALERTA


- Idosos com mais de 60 anos que, por algum motivo, não buscaram ainda a primeira dose, têm duas opções: podem ir ao drive-thru do Parque Centenário, das 8h às 12h, ou aos postos de saúde a que estão referenciados para receber o imunizante.

- O drive-thru do Centenário seguirá em operação, das 8h às 12h porque, nesta terça-feira, começa a aplicação da segunda dose da Oxford/Fiocruz para quem recebeu a primeira injeção há 12 semanas.

- Quanto à segunda dose da Coronavac/Butantan para quem foi imunizado há 28 dias ou mais, a previsão é de chegada dos imunizantes até o fim desta semana.