Programação: Mês do Meio Ambiente em Montenegro




Programação:  Mês do Meio Ambiente em Montenegro

A partir da próxima segunda-feira (31), a Prefeitura de Montenegro, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), realizará ações para celebrar o Mês do Meio Ambiente na cidade. A programação irá até o final de junho e contará com diversas atividades de conscientização da importância da preservação da natureza.

No dia 31 de maio, ocorre a abertura das atividades. A partir das 9h, haverá um Dia do Descarte Correto Especial na Praça Rui Barbosa. Além de fazer o tradicional recolhimento de resíduos que não podem ser eliminados na coleta seletiva, o evento contará com outras atividades paralelas. Entre elas, a doação de mudas de espécies nativas ao público que participar do evento, conscientizando para a prática do plantio e da preservação da biodiversidade.

O evento de abertura terá também entrega de Composto Orgânico doado pela empresa Bio-C, coleta de tampinhas em parceria com a SMEC e os CPMs das escolas municipais, Feira de Alimentos Orgânicos da Casa do Produtor Rural, orientação sobre direitos do consumidor com o Procon, distribuição de jornais de educação ambiental e panfletos sobre a coleta seletiva e logística reversa. Está prevista, ainda, a presença do Chuvisco, mascote da SMMA, e de convidados e parceiros da programação. A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) fará demonstrações do processo do tratamento da água.

Ao longo do mês de junho, estão previstas outras ações, que envolvem a limpeza de alguns pontos da cidade, como o Cais, o Morro e arroios. A ideia é mobilizar grupos de voluntários. O encerramento está previsto para o dia 30 de junho, na Praça dos Ferroviários.

A assessora especial da SMMA, Florence Pölking Lenhardt, destaca a importância da conscientização da população sobre as formas de conservação do meio ambiente. “Colaborar é um ato primordial de defesa da natureza”, destaca. Em 5 de junho, é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente.