Aprovada a contratação emergencial de professores em Montenegro

 


 Aprovada a contratação emergencial de professores em Montenegro
A matéria foi debatida em CGP e votada na Sessão Extraordinária realizada na manhã de hoje, 07.
A volta às aulas, na rede municipal de ensino, trouxe à tona outro problema: a falta de professores para suprir a necessidade da Secretaria Municipal de Educação. Hoje os alunos das EMEIS e EMEFS contam com quase 500 professores para atendê-los. Contudo, cerca de 60 profissionais não poderão retornar às salas de aula neste momento, por fazerem parte do grupo de risco e, desta forma, estão afastados por conta da pandemia da Covid-19.
Com o modelo de aulas remotas alguns destes profissionais assumiram mais de uma turma para atender a demanda e suprir a falta de outros educadores. Porém com o retorno do ensino hibrido esta situação se mostrou inviável por que os professores estão ficando sobrecarregados. Pensando nisso o Executivo Municipal enviou para a Câmara de Vereadores um projeto de Lei solicitando autorização para a contratação de novos profissionais, que serão chamados a partir da lista de cadastro reserva do último concurso realizado pela administração municipal.
Com a entrada do projeto no Legislativo, uma das questões levantadas pelos vereadores foi o impacto financeiro para estas nomeações. Em resposta, durante uma CGP extraordinária realizada única e exclusivamente para discutir o tema, o secretário municipal da Fazenda, Antônio Filla ressaltou que, “a SMEC não tem dotação orçamentaria neste momento para isso. No entanto o prefeito pode fazer uma readequação financeira entre as secretarias para destinar verbas suficientes para as contratações emergenciais”.

De acordo com a secretaria da Educação Ciglia da Silveira, que também participou da reunião, as contratações serão feitas de forma gradual. Até o dia 24 de maio está previsto o retorno hibrido de todos os alunos da rede. E com este cenário vai ser possível identificar quais educandários necessitam ou não de mais professores. A contratação de 110 profissionais será realizada com prazo determinado até o fim deste ano.

Aprovação do projeto em sessão extraordinária

Depois de mais de uma hora de reunião, já com as dúvidas sanadas sobre a matéria, os vereadores realizaram uma sessão extraordinária para debater o projeto de lei que autoriza a SMEC a chamar os professores para as áreas I e II.
A matéria foi lida pelo primeiro secretário do Legislativo, o vereador Talis Ferreira (PP), e posta em votação pelo presidente da Casa, o vereador Juarez Vieira da Silva (PTB). O projeto foi aprovado pelos demais edis e agora volta para o Executivo que, assim, poderá fazer o chamamento destes novos profissionais.