Democratizar o acesso dos mais necessitados a medicamentos e colaborar com o meio ambiente. Esses são alguns dos objetivos do projeto Solidare – Farmácia Solidária que, nesta quarta-feira ( 28 ) foi apresentado ao Executivo local.
A deputada estadual Fran Somensi ( Republicanos ), uma das incentivadoras do programa, esteve na Prefeitura Municipal de Montenegro para mostrar a iniciativa ao prefeito Gustavo Zanatta.
Além da parlamentar e do chefe do Executivo local, participaram do encontro a secretária municipal de Saúde, Cristina Reinheimer, a vereadora Camila Oliveira (Republicanos), que intermediou a reunião, e assessores.
O projeto visa a doação de medicamentos por parte da comunidade, de consultórios médicos e da indústria farmacêutica, que depois de passarem por uma triagem técnica são doados para quem mais precisa, mediante receita médica.
O programa está presente em cidades como Farroupilha, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Santo Antônio da Patrulha, entre outros.
Segundo a deputada, em Farroupilha, o projeto já beneficiou mais de 18 mil pessoas em pouco mais de cinco anos de atuação.
Fran enfatiza que os dois objetivos do projeto são o social, para contribuir com as pessoas que necessitam, e o ambiental, que trata da questão do descarte correto. “Montenegro merece ter esse programa”, destaca a parlamentar, que parabenizou a Administração pela humanização após a implantação do tratamento pós-Covid na cidade. De acordo com o prefeito Gustavo Zanatta, a Prefeitura será parceira desta iniciativa e trabalhará para que que a implantação ocorra com o apoio Secretaria Municipal de Saúde. “Todos os projetos que vêm para somar, nós seremos parceiros”, salienta o chefe do Executivo local.
Comentários