Acabaram vacinas para segunda dose em Montenegro

Acabaram vacinas para segunda dose em Montenegro

Moradores de Montenegro que deveriam receber nesta semana a segunda aplicação da Coronavac, vacina contra a covid-19 fabricada pelo Instituto Butantan, têm que esperar a chegada de novas doses.

O esgotamento das ampolas ocorreu há pouco e a Secretaria Municipal da Saúde aguarda novos lotes para retomar a imunização desse grupo.

De acordo com a enfermeira Nicole Ternes, chefe do Setor de Imunizações da Secretaria da Saúde, não há como precisar o número de pessoas que estão com o esquema vacinal prejudicado. A quantidade distribuída pelo Estado ficou aquém da necessidade para aplicação.

No momento, o reforço estava sendo administrado em idosos a partir dos 67 anos. “Infelizmente, veio um volume menor do que é necessário, a exemplo de outros municípios. A gente se programou para realmente completar a imunização dessas pessoas e não conseguimos”, lamenta a secretária da Saúde, Cristina Reinheimer.

Conforme os estudos clínicos e a indicação na bula, o intervalo entre a primeira e a segunda dose da Coronavac deve ser de 28 dias. Assim que novas ampolas chegarem, o esquema vacinal será completado, sem necessidade de repetir a primeira dose, método que já é adotado em outras situações em que a pessoa é privada da segunda dose no período regular, como quando adoece, por exemplo.