Abraço aos amigos Policiais Civis e Militares de Montenegro e Região

 
21 de Abril: Dia do POLICIAL CIVIL E MILITAR

 



         Eles têm uma das missões mais nobres do mundo: agir na defesa   da sociedade e preservação da ordem pública, promovendo e participando  de medidas de proteção à sociedade e ao indivíduo, ou seja, fazem a apuração das infrações penais e a identificação de sua autoria.

 
        O patrono da polícia brasileira é Tiradentes. Por isso, com o intuito de homenageá-lo, comemora-se o Dia Nacional da Polícia Civil e Militar em 21 de  abril, data  em que  ocorreu  o  enforcamento  do  então  alferes  da  6ª Companhia de Dragões de Minas Gerais. Ele era membro da Inconfidência Mineira e se tornou mártir do movimento.

 
A palavra “policia”, vem do latim “politia” que significa “governo de uma cidade, administração, forma de governo”. 

            A denominação moderna atribuiu um sentindo particular e passou a representar a ação de um governo, de ordem jurídica, visando resguardar a sociedade de violação de crimes.

 
Mas o começo da polícia no Brasil começou com Martim Afonso de Sousa, em 1530, com o objetivo de combater os traficantes  franceses  e  fundar núcleos de povoamento no  litoral, promover  a  justiça civil e  criminal  e nomear funcionários públicos. A partir disso, a polícia brasileira passou por inúmeras reformulações até os dias de hoje.

 
No Brasil, a autoridade policial possui uma divisão entre a Policia Militar e Policia Civil.