MUNICIPIO DE MONTE NEGRO EM RONDÔNIA

 



Município de Monte Negro Localiza-se na região leste do estado de Rondônia distante 250 km da capital Porto Velho com uma população de 15.090 habitantes. Fundado em 13/02/1993 com 28 anos de emancipação. Com área de 1 931,371 Km2 densidade 7,2 habitantes por km2. Renda Per Capita de R$ 10 535,27.


HISTÓRICO

Na década de 70 a empresa mineradora MIBREL do Grupo Paranapanema iniciou a exploração de minério de cassiterita até fins da década de 80. Por ocasião da descoberta do Garimpo de Bom Futuro paralisou as atividade e passou a comprar minério produzido no garimpo Bom Futuro. Em meados da década de 90 a MIBREL negociou a mina que atualmente pertence a CEMAL Cooperativa Estanífera de Mineradores da Amazônia Legal Ltda., detentora do direitos minerários e que em 2005 realizou parceria com um grupo de Hong Kong que comprou e estimulou a produção de topázio, ano em que foi a maior produtora de topázio do mundo de excelente qualidade, pois o topázio dessa região possui características únicas, passando pelo processo de bombardeamento para coloração muito mais rápido que qualquer pedra do mundo, o que agregou valores e realizou abertura de empregos, pois as pedras ali produzidas eram trabalhadas antes de sua exportação. 

Atualmente ainda produz algo em torno de 80 toneladas de concentrado de óxido de estanho, a cassiterita. O município antes teve o nome de Boa Vista, mas por ser homônimo da capital de Roraima, foi mudado depois da emancipado em 1992, sendo o seu primeiro prefeito eleito o Sr. Paulo Amancio, com mandato de 1992 à 1996.

 Sendo a sua economia baseada na agricultura e pecuária, sendo uma das grande produtoras de café do estado, também explora o extrativismo vegetal e o turismo, sendo famosas as suas praias a beira do rio Jamari.


Fonte: