GABINETE DE CRISE MONTENEGRO RS




Dentre as ações propostas está a realização de um Dia "D" de conscientização da comunidade. A ideia é que pequenos grupos realizem, nos bairros, ações de comunicação com entrega de máscaras e material informativo para a população. O intuito é levar as informações dos protocolos sanitários para mais perto das comunidades, principalmente dos mais carentes. Segundo o coordenador do Gabinete de Crise, Fabrício Coitinho, por mais que a Prefeitura e os órgãos já compartilhem essas informações, é importante que elas cheguem a quem não tem o costume de ler jornais ou acessar a internet. “Nosso objetivo é comunicar mais pessoas para que elas repliquem essas informações dentro de suas comunidades”, ressalta.
 
Durante o encontro, também foram apresentadas as ideias passadas pelos comitês especiais criados para cada área de atuação: Científico, Econômico, de Comunicação e de Políticas Sociais e Educação. O comitê Econômico desenvolveu em reunião, mais cedo, estratégias para a retomada após a saída da bandeira preta no protocolo de distanciamento controlado do Governo do Estado. “Além disso, a ideia é que, quando passar a bandeira preta, todos mantenham os cuidados para a situação não piorar novamente”, destacou Waldir Kleber, coordenador do comitê Econômico. Outra ideia abordada no grupo foi o adiamento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) e Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN). Essa proposta, inclusive, já foi desenvolvida pela Administração Municipal, nesta manhã, que anunciou o adiamento das datas dos vencimentos.
 
Outro ponto destacado foi o reforço na fiscalização por parte do poder público. Um grupo de fiscais irá fazer as orientações no comércio local durante a pandemia para conscientizar e explicar, aos comerciantes, a importância de cumprir as medidas. O Gabinete de Crise é formado por representantes de diversos órgãos: Gabinete do Prefeito; Procuradoria-Geral do Município; Secretarias Municipais de Saúde; Habitação, Desenvolvimento Social e Cidadania; Indústria e Comércio; Educação e Cultura; Fazenda; Obras Públicas e Gestão e Planejamento; Guarda Municipal, Defesa Civil, Câmara de Vereadores, Associação Comercial e Industrial e de Serviços Montenegro/Pareci Novo (ACI), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sindilojas, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Brigada Militar e dos Hospitais Unimed e Montenegro, incluindo médicos e funcionários da área de saúde.
 
FONTE: ACOM MONTENEGRO