Estado RS distribui vacinas para imunizar idosos de 67 anos ou mais




Todos os idosos de 67 anos ou mais em todo o Estado deverão ser vacinados contra a Covid-19 com a chegada das novas doses na manhã desta sexta-feira (26/3) ao Estado. Ainda haverá doses suficientes para que os municípios, assim que atingirem cobertura de 100% deste grupo, iniciem a vacinação dos idosos de 66 anos. Conforme haver saldo, existe também a possibilidade de ampliar a imunização à faixa etária imediatamente anterior.

Todas as 290 mil doses recebidas devem ser aplicadas para a primeira dose do esquema de vacinação. Quatro mil doses ficarão armazenados na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi) para estoque reserva.

Esta decisão foi pactuada entre Secretaria da Saúde (SES) e municípios gaúchos, em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), na manhã desta sexta-feira (26/3). “A próxima remessa será utilizada para a aplicação da segunda dose das pessoas que receberam a vacina da remessa anterior”, explicou a secretária da Saúde, Arita Bergmann.

A distribuição destas doses começou a ser realizada ainda na sexta-feira. Um helicóptero da Brigada Militar e um da Polícia Civil fizeram a entrega às Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS) 5ª (Caxias do Sul), 4ª (Santa Maria) e 10º (Alegrete). Para segunda-feira, ficou agendada a retirada das doses das coordenadorias 7ª (Bagé) e 17ª (Ijuí), e de municípios próximos a Porto Alegre pertencentes da 1ª CRS. As demais foram realizadas por via terrestre ainda na manhã de sexta.

“Começamos a melhorar alguns indicadores em relação à pandemia, graças aos esforços de todos. Queremos agradecer aos que estão engajados no combate a essa doença”, disse Arita.