Pais de alunos conversam com prefeito sobre poder levar os filhos para a escola

 



Pais de alunos conversam com prefeito sobre a pandemia
Preocupação é com o retorno às aulas, que ocorre em março

Um grupo de pais de alunos da rede municipal esteve nesta terça-feira, 09, reunido com o prefeito Gustavo Zanatta; a secretária de Educação e Cultura (SMEC), Ciglia Silveira; a coordenadora de Educação Infantil, Patrícia Franz; e a assessora especial Riviane Bühler da Rosa. Eles relataram as dificuldades impostas pela pandemia, sem poder levar os filhos para a escola. Foram descritas diversas situações, como crianças deixadas com vizinhos ou mesmo indo trabalhar com os pais, por não poderem estudar.

O prefeito e as representantes da SMEC explicaram que o município segue os decretos estaduais. “Há servidores afastados e uma das maiores dificuldades é o limite físico das escolas, que podem receber 50% dos alunos, distantes 2 metros um do outro na sala”, afirmou Patrícia Franz. Já a secretária de Educação frisou a esperança na vacinação para normalizar as aulas, que retornam no dia 8 de março, ainda de forma gradual, considerando as especificidades de cada etapa do ensino.

Na Educação Infantil, voltam primeiro os alunos a partir dos três anos (maternal 2 e jardins) com atendimento em um turno. As turmas serão divididas com, no máximo, 50% dos menores em cada sala, além do professor e assistente que trabalharão com as crianças (considerando o tamanho das salas de cada escola de Educação Infantil). A coordenadora Patrícia ressalta que, gradativamente, conforme evoluir a vacinação, o número de crianças que serão atendidas terá aumento, incluindo as do maternal 1 e berçários.

Já no Ensino Fundamental, o modelo é híbrido, sendo 50% dos alunos atendidos presencialmente em uma semana e a outra metade, na próxima, num sistema de revezamento. De acordo com a Smec, haverá propostas de atendimento remoto na semana em que os alunos ficarem em casa, bem como para aqueles que não quiserem ou não puderem retornar presencialmente. Já nas unidades do interior que funcionam no sistema de unidocência – apenas um professor para mais de uma série – a volta poderá ser de 100% dos estudantes, dependendo do tamanho