Descarte irregular de lixo em locais públicos...

 

 

Prefeitura sinaliza pontos transformados em lixeiras clandestinas 

 
Inicialmente, três locais receberam placas para conscientizar a população sobre a ilegalidade deste tipo de descarte 
 
     A Prefeitura de Montenegro, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA),  realizou,  nesta  semana, a  colocação  de  placas em pontos que, costumeiramente, são usados como lixeiras clandestinas.  
 
A estrada do Passo do Manduca, a Rua das Hortênsias (que fica próximo do  acesso  ao Morro São João)  e uma  área verde  do  bairro  Aeroclube foram os locais contemplados. 
 
O objetivo é a conscientização da população. 
 
    As placas apresentam um alerta: “Proibido jogar lixo e entulho neste local. O descarte irregular é crime, gera multas e pena de reclusão”. De acordo com o chefe do serviço de Educação Ambiental da SMMA,  Ronei Carvalho, nestes  pontos,  frequentemente,  são  encontrados  todos  os
 tipos de resíduos. 
 
            Entre eles, entulhos da construção civil, eletroeletrônicos, TVs, computadores, teclados, camas, sofás, sem contar o lixo orgânico que está misturados aos outros materiais.
 
Os três pontos sinalizados foram “adotados” por infratores há mais de 10 anos. A estrada do Passo do Manduca, por exemplo, que passa ao lado do Rio Caí, é alvo de descarte incorreto há muito tempo. Algumas vezes, até lixo hospitalar foi encontrado no local.
 
 O prejuízo é ainda pior quando ocorrem enchentes em Montenegro e esses entulhos são arrastados para as ruas centrais da cidade.
 
Segundo Ronei, colocar as placas é uma ação de educação ambiental que visa orientar e preservar os recursos naturais do município.    “Temos de conscientizar a população. É em casa que começa a educação ambiental, fazendo a separação do lixo corretamente”, enfatiza o chefe do serviço de Educação  Ambiental. 
 
Ele destaca que a separação do orgânico e do reciclável já diminui muito os impactos na natureza.
 
                Além disso, a Secretaria trabalha para que a população tenha as condições de descartar seu lixo de forma certa. Um exemplo é a ação “Dia do Descarte Correto”, que tem acontecido duas vezes por mês, em vários pontos da  cidade e  do interior,  permitindo  a  entrega,  sem  custos,  de eletroeletrônicos e outros aparelhos que não podem ser encaminhados na coleta seletiva.
 
Fonte: Acom Montenegro