Um presente para a educação de Montenegro



Um presente para a educação de Montenegro

Livro "Montenegrinho" - Obra conjunta de dois escritores locais reúne a magia da literatura infantil com elementos históricos do município


“Uma relíquia. Um presente para a educação de Montenegro.” Estas foram as palavras da secretária municipal de Educação e Cultura, Ciglia da Silveira, ao receber uma das primeiras cópias do livro “Montenegrinho – Álbum de Poeminhas e Prosas”. Obra produzida pelos escritores montenegrinos Márcia Martiny Roehe e Ernesto Arno Lauer, reúne o encantamento da literatura infantil e fragmentos da história de Montenegro. É um livro que poderá ser aproveitado tanto por professores quanto pelos alunos de toda a rede de ensino municipal.


De acordo com Márcia, a produção é resultado de sete anos de profundas pesquisas, e surgiu de uma solicitação feita por professores locais. Os poemas produzidos pela autora, que também é educadora, vêm acompanhados de textos que contêm informações históricas sobre Montenegro. Em certo momento da preparação do projeto, Márcia achou que o livro precisava de um embasamento histórico para fortalecer o conteúdo. Foi então que surgiu a ideia de convidar o ex-vereador, promotor de Justiça aposentado e escritor, Ernesto Lauer, para participar da criação.

“Os poemas são uma espécie de pano de fundo para as histórias contadas pelo Ernesto”, enfatiza Márcia. A obra possui 83 páginas e contou com a participação da filha da escritora, Fernanda Bondan, que produziu as ilustrações. Quem tiver o “Montenegrinho” em mãos não encontrará apenas poemas, textos históricos, ilustrações e fotos antigas. O livro trará também uma oportunidade de interação com os leitores. Em muitas páginas, o público encontrará molduras vazias que servirão para anexar imagens atuais de pontos da cidade que tenham relação com o poema. “É um livro para ser lido em conjunto. É feito para professoras trabalharem junto com seus alunos em uma construção coletiva”, ressalta.

O personagem “Montenegrinho”, que serve de fio condutor das narrativas apresentadas, é uma referência ao nome da cidade e, graficamente, assemelha-se a uma pedra. Já o nome tem o objetivo de promover a presença do negro na construção da identidade cultural da cidade. Em cada página, são apresentadas crônicas envolvendo espaços físicos conhecidos por todos, redigidas com esmero por Ernesto Lauer, e poemas concebidos por Márcia Martiny. As fotos antigas e as ilustrações do Montenegrinho transformam tudo numa mistura lúdica de história e entretenimento.

SMEC recebe o livro

Antes do livro ser lançado, Márcia doou uma cópia para a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) para que também avaliasse o material. A secretária Ciglia da Silveira destacou a riqueza da obra e disse que ela será de grande utilidade para professores e alunos da rede municipal. “Ler o ‘Montenegrinho’ é um aprendizado”, ressalta a responsável pela pasta.

Para Márcia, o projeto também pode ser contemplado em família. “Os textos envolvem netos e avós. Já imagino as crianças chegando da escola e os avós contribuindo com narrativas”, destaca a autora. O livro foi uma construção coletiva e não contou com verba vindas de fora. A autora agora está em busca de patrocínio para que essa visão lúdica da história de Montenegro chegue a um maior número de pessoas e, principalmente, aos estudantes.