Prefeito Eleito Gustavo Zanatta visitou HOSPITAL MONTENEGRO 100% SUS



Na manhã desta terça-feira, o prefeito eleito Gustavo Zanatta, atendendo a um convite da direção, visitou o Hospital Montenegro 100% SUS. Na instituição, ele foi recebido pelo diretor executivo, Carlos Batista da Silveira; pelo diretor técnico, Jean Ernandorena; e pelo gerente Felipe Leser. A reunião teve o objetivo de estreitar as relações entre o futuro governo e a instituição. Segundo Zanatta, a saúde dos montenegrinos depende da parceria com o HM.

Além de uma visita pelos vários setores do Hospital, Zanatta almoçou com os funcionários e a direção e recebeu informações importantes sobre o dia da casa de saúde. O futuro prefeito ficou feliz ao confirmar a qualidade dos atendimentos e a dedicação da equipe aos pacientes. “Nosso objetivo é estender a relação que o Município já mantém com o Hospital e buscar, em conjunto, a instalação de novos serviços e especialidades, obviamente com a devida contrapartida”, afirmou.

Com 490 colaboradores e todos os 150 leitos cadastrados pelo SUS, o Hospital Montenegro é referência para 14 municípios da região. Neste ano, até o dia 31 de outubro, já realizou mais de 330 mil exames laboratoriais, 22 mil de imagem e fez mais de 17 mil atendimentos de pronto-socorro. No mesmo período, ocorreram cerca de 8.500 consultas eletivas, mais de 5 mil internações e 866 partos.

O diretor administrativo lembrou que, após a adesão ao modelo 100% SUS, o HM já saldou mais de R$ 13 milhões em dívidas tributárias e hoje possui todos os certificados de regularidade em todas as esferas públicas, o que garante a credibilidade de sua entidade mantenedora, a Ordem Auxiliadora das Senhoras Evangélicas (Oase). “Em 2020, a UTI recebeu, pelo segundo ano consecutivo, o selo UTI Eficiente. Este selo é concedido a unidades de terapias intensivas de todo o país, que apresentarem boa eficiência clínica, possuindo validade de um ano”, ressaltou Batista.

Um dos assuntos debatidos no encontro foi a pandemia do novo coronavírus. O HM realizou diversas adequações na estrutura, com criação de uma tenda de atendimento, emergência e Unidade de Internação própria para pacientes com esse diagnóstico. Batista explicou que foi criado um Comitê de Gerenciamento do COVID-19, com representantes de diversas áreas da instituição para discutir fluxogramas de atendimento, capacitações aos colaboradores e corpo clínico, além de monitorar e implementar ações de prevenção e controle.

Como resultado de todas estas ações, em 22 de outubro, a Instituição recebeu o Prêmio Excelência da Saúde 2020, concedido pelo Grupo Mídia. Trata-se de uma empresa brasileira de multimídia que possui atuação relevante em diversos segmentos, em especial na área da saúde, com a unidade Healthcare. “O Hospital Montenegro 100% SUS está entre as 39 instituições de maior destaque em todo o país, sendo apenas duas do Rio Grande do Sul”, concluiu o administrador.

Fonte: Gustavo Zanatta