José Clebio Ribeiro da Silva secretário municipal de Meio Ambiente




José Clebio Ribeiro da Silva tem larga experiência em gestão de processos.

Depois de uma longa carreira na iniciativa privada, o biólogo José Clebio Ribeiro da Silva tem um novo desafio pela frente. A partir do dia 1º de janeiro, ele será o secretário municipal de Meio Ambiente. O convite do prefeito eleito, Gustavo Zanatta, e do futuro vice, Cristiano Braatz, levou em conta sua experiência como gestor de processos e sua defesa da educação ambiental como ferramenta para solucionar a maior parte dos problemas nesta área. Clébio tem 55 anos.

Ao falar sobre o convite, o futuro secretário explica que ficou impressionado com a energia da dupla que comandará o Executivo e a disposição para a inovação. “Assim como eles, eu enxergo a educação, a conscientização ambiental como o primeiro passo. É preciso orientar para a separação correta do lixo, para a preservação dos arroios e dos córregos e depois cobrar uma atitude cidadã da população”, defende Clebio.

Quanto aos processos de licenciamento, o futuro titular da SMAM promete uma relação de parceria com o setor produtivo, com respeito às leis e orientação clara e objetiva sobre o que é permitido e o que é proibido. “O Município deve ser um facilitador e não um obstáculo. Já o empreendedor precisa estar ciente de que existem regras a serem observadas”, reforça.

Clebio é natural de Rua Nova, no interior do Municipío, mas desde os 7 anos vive em Montenegro. Trabalhou por anos na antiga fábrica da Pepsi-Cola e, depois, na Oxiteno S/A, junto ao Pólo Petroquímico. Também foi professor de Ciências na Escola Paulo Ribeiro Campos por um curto período.

Em sua atuação comunitária, destaca-se a participação nas diretorias do clube Grêmio Gaúcho, entre 1994 e 1999, período em que a entidade construiu as piscinas convencionais e térmica.

Fonte: Gustavo Zanatta