Dr. Waldir João Kleber novo Secretario Municipal de Indústria, Comércio e Turismo




Apoio ao setor produtivo, redução da burocracia e qualificação de mão de obra são as principais metas

A experiência na gestão da Unimed Vale do Caí, no comando da Associação Comercial, Industrial e de Serviços e na presidência da Apae foi decisiva na escolha do médico Waldir João Kleber para o comando da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo a partir do dia 1º de janeiro. O perfil técnico e dinâmico e o profundo conhecimento sobre os potenciais e as dificuldades enfrentadas pelo setor produtivo também pesaram no convite realizado pelo prefeito eleito Gustavo Zanatta, e pelo futuro vice, Cristiano Braatz.

“Sinto-me honrado e comprometido com a construção de uma cidade melhor”, afirma o médico, que acaba de completar 67 anos. Formado em Medicina em 1979, com especialização em Urologia, Kleber tem uma história de sucesso profissional e liderança reconhecida pelos colegas e pela comunidade. Com especialização em Gestão Empresarial, foi duas vezes presidente da Unimed Vale do Caí, entre 1998 e 2002 e, depois, de 2010 a 2014. O primeiro período coincidiu com a construção do Hospital da Unimed, o primeiro do Rio Grande do Sul erguido por uma cooperativa.
Na ACI, que presidiu por cinco anos, Kleber teve um contato ainda mais próximo com os empresários de todos os segmentos e portes. “Foi um grande aprendizado. Tive a chance de conhecer todo o nosso potencial, mas também fomos confrontados pelos problemas deste segmento. Na Administração, espero poder contribuir na busca de soluções”, projeta. Kleber cita a burocracia como um entrave a ser vencido. “Vamos trabalhar para reduzir prazos, facilitar a obtenção de documentos e tornar mais simples e ágil a abertura das empresas”, anuncia.

Quanto à atração de investimentos, o futuro titular da Smic pretende manter e, se possível, ampliar a política de incentivos fiscais, divulgando atrativos como os diversos modais de escoamento da produção, a localização estratégica de Montenegro e a disponibilidade de áreas dentro e fora do Distrito Industrial. Contudo, Kleber faz uma ressalva. Um dos compromissos de campanha do novo governo é atender também aos pequenos empreendedores. “Então vamos trabalhar neste sentido, assim como buscaremos parcerias para a qualificação da nossa mão de obra, que se torna um diferencial competitivo importante no momento em que as empresas decidem onde vão se instalar”, conclui.

Foto: Agência Conecta.