Novo veículo da Guarda Municipal de Montenegro

 



Novo veículo da Guarda Municipal de Montenegro


Prefeitura de Montenegro adquiriu um Modelo do veículo: Mitsubishi L200 Triton GL 2.4 D 4X4 MT, da empresa HPE Automotores do Brasil LTDA, através de adesão à Ata de Registro de Preço do Governo do RS ao custo de R$ 165.820,00 de recursos próprios.

A Camionete tem como finalidade realizar com mais eficácia o serviço de patrulhamento diário nos prédios municipais, tendo em vista a capacidade do motor, tornando o “vigiar” mais ostensivo.

Com a viatura equipada com alta tecnologia embarcada, os guardas municipais atenderão de maneira mais ágil as demandas, considerando o trânsito nos diversos tipos de pavimentação das vias urbanas e rurais.

A aquisição de um veículo menor não atenderia a demanda de tráfego, uma vez que veículos de menor porte tem sua vida útil inferior quando utilizado em trabalhos que exigem grande quilometragem inclusive em estradas sem pavimentação. O veículo possui local adequado para transporte de equipamentos sinalizadores de trânsito, haja vista, que a guarda municipal estará com suas atividades voltadas na fiscalização do trânsito no âmbito municipal, atribuições já lhe conferidas na Lei 6.228/2015.

O veículo, veio a atender os requisitos de modernidade, segurança para o patrulhamento ostensivo da cidade e do atendimento de ocorrências no interior, sabendo-se que a Cidade de Montenegro possui uma área total de 424.013 km² de território com grande número de Escolas Municipais. Também é importante salientar da economicidade do Município ao realizar adesão ao Registro de Preço do Estado do RS, que dispensa as despesas referentes aos trâmites licitatórios em uma aquisição.

A solicitação para a aquisição do veículo foi realizada antes do início da Pandemia, onde foi necessário a comprovação da aquisição através de documentação junto ao órgão referente a Adesão, para que este, autorizasse a aquisição onde já acontece a reserva do veículo. Diante deste compromisso, e considerando que a camionete já estava no aguardo de trâmites finais, não poderia a Secretaria de Obras desistir da aquisição resultando em grandes transtornos ao Município perante órgão Estadual. Salientamos que a aquisição através de Adesão, ou através de qualquer certame licitatório, não oportuniza alteração dos itens em uma aquisição (potência, capacidade tanque, porta malas, etc.)

Esse veículo também será utilizado pela Defesa Civil e atenderá a população em casos de alagamentos e enchentes, carregando materiais e móveis quando as famílias são retiradas de suas casas durante as cheias. A Administração Municipal tem a certeza de que as pessoas que necessitam dessa ajuda, irão valorizar a aquisição deste novo veículo. Além de ajudar nesse tipo de situação, a GM também dá suporte às intervenções do Conselho Tutelar.

Com a modernização da frota, o governo municipal vem reafirmando o seu compromisso com a área de Segurança.