Cachorro é amarrado em caminhonete e arrastado por ruas de Montenegro


Cachorro é amarrado em caminhonete e arrastado por ruas de Montenegro

Polícia Civil já identificou dono do veículo, que afirmou não ter visto o animal

Um vídeo que circula pelas redes sociais causou comoção entre moradores de Montenegro, no Vale do Caí. As imagens mostram um cachorro sendo arrastado por uma caminhonete por ruas do município.
Na gravação, é possível ver que o animal, de dorso escuro e patas claras, está preso a uma corda na traseira da caminhonete, uma Saveiro. Apesar de o veículo não estar em alta velocidade, o cão não consegue se manter caminhando na maior parte do trajeto.

O vídeo chegou à Delegacia de Polícia de Montenegro na quinta-feira (23). Conforme o delegado André Roese, os policiais conseguiram identificar a placa do veículo e, no mesmo dia, foram à casa do proprietário, um homem de 55 anos.

Chegando ao local, encontraram o morador cuidando do animal, que sofreu ferimentos leves (leia mais abaixo). O cachorro vive na rua, mas recebe cuidados de vários vizinhos:

— Ele pertencia a várias pessoas e, ao mesmo tempo, a ninguém. Os vizinhos cuidam, dão comida, permitem que durma em suas residências — explica o delegado.

Roese acredita que o cão tenha sido puxado por cerca de 400 metros, parte caminhando e parte sendo arrastado, no bairro Industrial. O dono do veículo prestou depoimento e afirmou não ter visto que o cachorro estava  amarrado à caminhonete. Ele também disse que não sabe quem prendeu o animal:

— Ele é uma pessoa conhecida na cidade, não tinha informação de que maltratasse o animal. Agora a investigação segue para tentar descobrir  se a versão dele é verdadeira, se há outras testemunhas, quem amarrou e qual é o motivo.

Até agora, duas pessoas prestaram depoimento: o dono do veículo e uma pessoa que viu o animal sendo arrastado. A polícia procura outras testemunhas. O crime apurado é o de maus-tratos.
Conforme  Roese, o homem investigado se propôs a pagar pelo tratamento e a adotar o animal. No entanto, a polícia achou melhor encaminhar o cachorro a um abrigo. "Acho que se defendeu muito".

Apesar  de as imagens serem chocantes, o cachorrinho não teve ferimentos graves. Ele foi atendido inicialmente pelo veterinário Raphael Zamboni, 42 anos:

— O cachorrinho teve algumas lesões nas almofadinhas plantares (parte debaixo da pata) e nas laterais do dorso. O vídeo é bem impactante, ele até teve muito pouca coisa pela gravidade do ocorrido. Ele teve muita sorte e acho que se defendeu muito, coitadinho. Deus iluminou, graças a Deus. Foi medicado e passamos um tratamento.

O cão foi encaminhado ainda na noite de quinta-feira para a Associação Montenegrina dos Guardiões dos Animais (Amoga), associação de voluntários que ajuda animais, e passou por nova avaliação clínica. O grupo postou uma mensagem em sua página no Facebook dizendo que o bichinho está bem e que "dorme numa cama quente, com o pratinho cheio, com carinho e amor". 

Foto: Amoga Voluntários




Foto: Amoga Voluntários