Empreendedorismo por necessidade



Sala do Empreendedor cria campanha para divulgar casos de sucesso na pandemia

A iniciativa é mostrar que diante da crise nasce o chamado "empreendedorismo por necessidade"

A Sala do Empreendedor de Pilões cria campanha a "Superando a Crise" com o intuito de divulgar os casos de sucesso de empreendedorismo do município. O incentivo nasceu na Prefeitura Municipal de Pilões que vem buscando alternativas para atender aos empreendedores locais, durante a pandemia do novo Coronavírus. 
"A Sala do Empreendedor busca alternativa em atender as necessidades dos empreendedores locais, na medida do possível. Com os atendimentos remotos, criamos a campanha "Superando a Crise", voltado ao marketing digital, para divulgar os nosso empreendedores que estão sobressaindo da crise, diante do cenário devastador na economia do país. A criatividade nos surpreende, inclusive no faturamento.", comentou o Agente de Desenvolvimento Local e Diretor de Cultura e Turismo, Jaime Souza, entusiasmado com o resultado dos empreendedores de Pilões.


A iniciativa é mostrar que diante da crise econômica nasce o chamado empreendedorismo por necessidade, quando o empreendedor usa a criatividade para faturar. Quando o país mergulhou em uma recessão, uma parcela maior de pessoas abriu uma empresa por falta de trabalho e não por encontrar uma boa oportunidade de negócio. Essa foi o caso de Luciene Trajano, proprietária da Point Açaideira, uma acaiteria criada durante a pandemia do coronavírus.


"Fiquei parada e precisava pensar em algo para ganhar uma renda extra. Por isso, decidi investir no ramo alimentício e deu certo!", comentou a empreendedora. Com incentivo do namorado e da amiga, Luciene se sobressai com as vendas de açaí em Pilões. As redes sociais e o boca a boca, foram as suas principais estratégias de divulgação do seu negócio. Em menos de um mês, a açaiteria conquistou dezenas de clientes, além da oferta do serviço de delivery. "Estou confiante e pretendo continuar o meu negócio pós quarentena", acrescentou a empreendedora.


Adaptação é a palavra-chave para a sobrevivência dos pequenos negócios durante a crise provocada pelo novo coronavírus. Com as medidas de isolamento social tomadas para evitar a transmissão da doença, as empresas precisam aprender a lidar com os consumidores no ambiente virtual, ter uma presença digital mais forte e entender que esse pode se tornar um modelo de atuação por muito tempo. 


O empreendedor Adílio Hilário, montou a doceria "Mais que Doce" e focou nos bolos para festas de aniversário e casamentos. Percebendo que durante a quarentena as encomendas iriam cair, devido ao isolamento social, o empreendedor inovou o cardápio, oferecendo mini bolos gourmet, por apenas 10$. "Pensei em tudo, da confecção até a entrega. Com a higienização adequada, estamos vendendo mais de 30 bolos em finais de semana", comentou o empreendedor. Adilio fechou parceria com uma lanchonete para abastecer com tortas semanalmente. O faturamento subiu para 70%, em menos de um mês.


Durante esta pandemia, a criatividade no setor alimentício vem se destacando e resultando faturamentos altos aos microempreendedor individual. Rose Tapiocas, é a tapiocaria pioneira em permitir o cliente montar a sua própria tapioca. "Queremos atender a todos os gostos e estamos conseguindo!", comentou Rosinete Gomes, proprietária.


Além de oferecer o cardápio com os sabores fixos, o cliente pode montar a sua tapioca com a combinação de sabores que desejar. Essa dinâmica rendeu mais de 40% em seu faturamento. "Não foi necessário criar novos sabores, só deixei o cliente se sentir em casa. É um prazer saber que as nossas tapiocas fazem parte de uma reunião familiar", acrescentou a empreendedora entusiasmada. Rosinete Gomes não perdeu tempo em se adaptar ao novo cenário. O seu negócio oferece o serviço delivery e a higienização adequada na produção até a entrega do produto.


Os empreendedores de Pilões vem apostando no investimento nas redes sociais e conseguem atender as necessidades e expectativas dos clientes e garantir lucratividade em meio à crise.


Ascom Prefeitura de Pilões