Uso das máscaras diminui risco de contágio por Coronavírus





Uso das máscaras diminui risco de contágio 
A máscara caseira é uma importante ferramenta no combate ao novo Coronavírus porque constitui uma barreira física, prevenindo a transmissão viral, através da tosse, de espirros e até mesmo da fala, em uma simples conversa. Estudos recentes comprovam a eficácia do uso de máscaras caseiras como forma de reduzir o contágio da COVID-19 entre as pessoas.
Confira a probabilidade de contágio com e sem o uso de máscaras:
- Quando as duas pessoas conversam sem máscara, a chance que a pessoa saudável pegue a Covid-19 da pessoa que está doente é muito alta.
- Quando a pessoa saudável passa a usar a máscara, a chance de contágio diminui, mas permanece alta.
- Já quando a máscara é colocada apenas na pessoa que está doente, a chance de contágio diminui mais, mas ainda é média.
- Quando as duas pessoas – tanto a que está doente como a que está saudável – usam a máscara, a chance de contágio pela Covid-19 é baixa.
As máscaras devem ser trocadas com frequência: de duas em duas horas ou sempre que ficarem úmidas. Se você tossir ou espirrar, por exemplo, lave bem as mãos, tire o equipamento da forma correta e descarte-o em um saco (se for a de tecido, lave-a). Higienize as mãos novamente e coloque uma nova máscara.
Lave a máscara com água e sabão: As máscaras de tecido devem ser higienizadas com água e sabão. Outra opção é deixá-las de molho por cerca de 20 minutos, em uma solução com 10 ml de água sanitária e meio litro de água. Se quiser, pode usar um ferro quente para reforçar a esterilização. E atenção: não misture a máscara com as demais peças de roupa. Lave-a individualmente.
O uso da máscara, juntamente com os cuidados com a higiene, etiqueta respiratória e isolamento social são fundamentais para o combate ao Coronavírus!
ATENÇÃO 
Em Montenegro o uso da máscara de proteção é obrigatório em qualquer situação, em ambientes públicos ou locais privados de circulação pública pela população, conforme Decreto nº 8.044/2020.