Série Alimentos poderosos 4: - Cebola




1- As Cebolas Protegem o Coração:
A saúde do coração está entre os benefícios da Cebola. Devido à presença de fibrinolíticos, a cebola oferece proteção cardiovascular, reduzindo o risco de formação de coágulos sanguíneos.
2- Benefícios da Cebola Para Proteger Contra o Colesterol:
As Cebolas podem proteger contra o colesterol LDL “ruim”. Eles fazem isso limitando a atividade dos radicais livres prejudiciais nos vasos sanguíneos, reduzindo o estresse oxidativo e melhorando a circulação sanguínea e os níveis de pressão arterial.
3- Reduz O Risco De Artrite E Asma:
Outro fator que faz parte dos benefícios da Cebola, inclui a prevenção de artrite e asma. As cebolas são um ótimo alimento anti-inflamatório, e são uma das melhores escolhas vegetais se você sofre de doenças inflamatórias dolorosas, como artrite ou asma.
4- As Cebolas Previne a Anemia:
Outra propriedade é a de antianêmica, afinal, ela nos oferece fósforo, ferro e vitamina E. Desse modo, ajuda o organismo na reposição de sangue e regeneração dos glóbulos vermelhos.
5- Ajuda a aliviar o resfriado:
Por ser rica em vitaminas A e C, ideais para aliviar sintomas de problemas respiratórios, os óleos essenciais que possui, devido ao seu teor de enxofre, dão à Cebola a capacidade de diminuir os sintomas de doenças como a bronquite, resfriado e constipações.
6- Cebola ajuda a controlar a hipertensão:
Outro elemento que a Cebola contém e que exerce influências positivas em nossa saúde é o potássio. O potássio é o responsável pela capacidade que a Cebola tem de ajudar na eliminação do excesso de líquidos e diminuição dos riscos de sofrermos de gota, hipertensão e cálculos renais.
7- Propriedades Depurativas e Diuréticas:
O potássio e o baixo teor em sódio fazem com que a Cebola ajude a evitar a retenção de líquidos, liberando as toxinas do organismo. Além disso, é benéfica para os rins e a próstata.
8- Previne Doenças do Sistema Nervoso:
Seu alto teor em vitamina B, potássio, elementos extremamente necessários para a transmissão e geração do impulso nervoso, e o magnésio, que melhora o funcionamento do sistema nervoso e muscular, é ideal para melhorar esse setor de nosso organismo.
9- Para Mulheres Grávidas e Crianças:
A Cebola é ideal para esse grupo de pessoas. Por quê? A resposta é simples: seu alto teor de folatos ajuda no crescimento e bom desenvolvimento do feto nas primeiras semanas de gravidez.
10- Cebola é um Incrível Antioxidante:
A Cebola tem poderes antioxidantes. O motivo é seu teor em vitaminas A e C, enxofre e flavonoides, tais como a quercetina e a antocianina.
11- As Cebolas Melhoram a Asma e Inflamações:
A Cebola também é um bom antiasmático e anti-inflamatório. Razão? O alto teor em componentes à base de enxofre.
12- As Cebolas São Antisséptica:
Se aplicada externamente, a Cebola pode atuar como antisséptico natural e é capaz de diminuir inflamações renais.
13- Cebolas São Grandes Fontes de Vitaminas:
Quando se trata de cebolas crus ou cebolas cozidas, elas são carregadas de benefícios. E você pode comê-los sempre que quiser – dia ou noite. Os vegetais são uma excelente fonte de vitaminas C e B6, folato, ferro e potássio. As cebolas também são ricas em manganês que oferecem proteção contra o resfriado e a gripe.
14- Cebolas Combatem o Câncer e Diabetes:
Allium e dissulfureto de alilo, dois fitoquímicos em cebolas, são convertidos em ingestão pós-alicina. A Allicin, de acordo com determinados estudos, tem propriedades para combater câncer e diabetes ( 1 ). Também pode reduzir a rigidez dos vasos sanguíneos e baixar os níveis de pressão arterial. Mesmo os outros tipos de Cebola, como cebolinha, alho-poró e caçarola têm benefícios semelhantes.
15- Cebolas São Ricas em Quercetina:
As Cebolas também contêm quercetina, outro antioxidante que luta contra a inflamação. Mais interessante, cozinhar Cebolas na sopa não diminui o seu valor de quercetina, mas simplesmente transfere o antioxidante do vegetal para o caldo de sopa.
16- Cebolas Contem Poderes Anagenésicos:
Cebolas, quando combinadas com alho, poderiam ter maiores benefícios. Os dois, em conjunto, são conhecidos por serem antidepressivos, analgésicos, anticoagulantes e anti-inflamatórios efetivos.
17- Cebolas Previnem Contra o Câncer:
De acordo com um estudo realizado, as Cebolas vermelhas são as mais eficazes na destruição de células de câncer de mama e de colon. Estas cebolas possuem altos níveis de quercetina e antocianina dois compostos que contribuem para essa característica. As cebolas ativam os caminhos que provocam as células cancerígenas para se matarem. Eles tornam o ambiente desfavorável para que as células cancerosas se comuniquem, e isso inibe seu crescimento.
18- Cebola Promove a Digestão Saudável:
Os benefícios digestivos das cebolas podem ser atribuídos à inulina, uma fibra presente no vegetal. A inulina atua como fonte de alimento para as bactérias benéficas nos intestinos. Consumir esta fibra ajuda seu corpo a manter bons níveis de bactérias saudáveis. No entanto, os tiosulfinados nas cebolas podem causar danos a essas bactérias benéficas (pois possuem propriedades antibacterianas). Portanto, se você é sensível às propriedades antibacterianas das Cebolas, consulte seu médico.
19- Manter a Saúde Óssea:
Pesquisas preliminares sugerem que as Cebolas podem prevenir a osteoporose relacionada à idade. De acordo com pesquisadores suíços, um composto em Cebolas brancas (chamado GPCS) pode reduzir a perda óssea. Embora o estudo tenha sido conduzido em ratos, é promissor para humanos.
20- Cebolas Evitar inflamações e outras alergias:
Já vimos a quercetina (e outros flavonóides) as Cebolas podem ajudar a prevenir a inflamação. As Cebolas também tratam alergias evitando que as células liberem histamina.
21- As Cebolas Ajudam na Higiene Bucal:
As Cebolas são freqüentemente usadas para prevenir a cárie dentária e as infecções bucais . Mastigar cebolas cruas por 2 a 3 minutos pode matar todos os germes presentes na área oral e em lugares circundantes como a garganta e os lábios.
22- Ajuda a Aumentar a Imunidade:
Os fitoquímicos presentes em quantidades significativas nas cebolas atuam como estimulantes da vitamina C dentro do corpo. A vitamina C aumenta seu sistema imunológico lutando contra toxinas e vários corpos estranhos que podem levar a doenças e doenças.
23- As Cebolas Ajudam na Higiene Bucal:
As Cebolas são freqüentemente usadas para prevenir a cárie dentária e as infecções bucais . Mastigar Cebolas cruas por 2 a 3 minutos pode matar todos os germes presentes na área oral e em lugares circundantes como a garganta e os lábios.
24- Ajuda a Aumentar a Imunidade:
Os fitoquímicos presentes em quantidades significativas nas Cebolas atuam como estimulantes da vitamina C dentro do corpo. A vitamina C aumenta seu sistema imunológico lutando contra toxinas e vários corpos estranhos que podem levar a doenças e doenças.
25- Aliviar de Dor de Ouvido:
Algumas gotas de suco de cebola podem ser imensamente benéficas para indivíduos que sofrem de uma dor de ouvido aguda. O som de toque na orelha pode ser curado aplicando suco de cebola através de um pedaço de algodão.
26- Cebolas Para Cuidados com a Pele:
O suco de cebola misturado com mel ou azeite é o melhor tratamento para tratar sintomas ou sinais de acne. Também é de natureza anti-inflamatória, de modo que os compostos ativos podem reduzir a vermelhidão e o inchaço que é comumente associado com condições de pele como a acne. As cebolas também ajudam a reduzir a dor associada e a inflamação de condições como gota e artrite
27- As Cebolas Tratam a Tosse:
Consumir uma mistura igual de suco de Cebola e mel pode aliviar dores de garganta e sintomas de tosse.
28- As Cebolas Aumentam o Desejo Sexual:
Dizem que as Cebolas aumentam o desejo de uma vida sexual saudável . Uma colher de sopa de suco de Cebola, juntamente com uma colher de suco de gengibre , tomado três vezes por dia, pode aumentar a libido e o desejo sexual.
29- As Cebolas Ajudam a Tratam a Anemia:
Mesmo as condições anêmicas podem ser melhoradas comendo Cebolas juntamente com jaggery e água porque isso contribui para o conteúdo mineral do corpo, especialmente o ferro , que é uma parte essencial da produção de novos glóbulos vermelhos. Portanto, a anemia , também conhecida como deficiência de ferro, pode ser prevenida pela inclusão de cebola em sua dieta.
30- Ajuda a Aliviar de Dor de Estômago:
Cebolas têm propriedades anti-inflamatórias e anti-bacterianos propriedades que aliviam a dor de estômago. Isto é devido às saponinas que podem ser encontradas nelas. Essas saponinas têm capacidades anti-espasmódicas, o que garante que os distúrbios do estômago não continuem e que seus intestinos sejam claros e funcionem suavemente.
Contraindicações da Cebola:
Deve ser evitada por pessoas com estômago sensível, com tendência à formação de gases ou acidez estomacal. Em casos de hipertensão, cardiopatia ou diabetes só deve ser usada sob prescrição e supervisão médica. Doses excessivas podem agravar a hipercloridria e a flatulência intestinal. Pode causar dermatite de contato.
Dr. Ernest Schneider
A Cura e a Saúde pelos Alimentos