A MARAVILHOSA LARANJA


LARANJA

A Laranja é uma fruta cítrica popular por seu sabor doce. Ela pertencem à família Rutaceae e é cultivada e consumida em todo o mundo. 

Além da famosa vitamina C, a laranja também oferece ácido fólico, cálcio, potássio, magnésio, fósforo e ferro. Contém fibras, pectina e flavonóides, que aumentam seu valor nutritivo.

O principal benefício da laranja são suas propriedades antioxidantes. Existem mais de 170 diferentes tipos de fotoquímicos, incluindo mais de 60 flavonóides que apresentam propriedades antiinflamatórias e inibem a formação de coágulos no sangue.

Confira alguns dos benefícios:

- É um potente antioxidante: a laranja está composta por vitamina C, flavonóides e betacaroteno, os quais em conjunto funcionam como um potente antioxidante, o qual ajuda a limpar o organismo prevenindo doenças vasculares, cardíacas, degenerativas, câncer, entre outros.

- É uma fonte rica de vitamina C: vitamina C possui um papel muito importante no organismo, já que ajuda na formação do colágeno, ossos, dentes, glóbulos vermelhos, e favorece a absorção de ferro dos alimentos e a resistência as infecções.

- Reduz o estresse e a depressão: o ácido cítrico por sua grande riqueza em vitaminas e oligoelementos fazem com que a laranja seja uma grande aliada para combater os momentos de estresse e depressão.

- É depurativa: a laranja possui propriedades que ajudam a eliminar as substâncias que não foram metabolizadas e que se alojam em diferentes órgãos. Também possui propriedades desinfetantes e microbicidas, que ajudam a melhorar a saúde do organismo.

- Favorece o sistema digestório: a laranja possui magnésio, um mineral que se relaciona com o funcionamento do intestino, nervos e músculos. Atua como um analgésico para as dores de estômago desinfeta e dissolve os resíduos acumulados para facilitar a digestão.

- Ajuda na absorção de ferro: a vitamina C aumenta notavelmente a absorção de ferro, ajudando muito aquelas pessoas que sofrem de anemia ferropriva.

- Combate o colesterol: ao ser uma fonte rica de vitamina C, flavonóides e betacaroteno e fibras, a laranja é ideal para combater o colesterol ruim (LDL).

- Cuida da saúde da pele: a laranja possui propriedades muito benéficas para a pele, já que ajuda a manter a pele hidrata e saudável. É ideal para reconstruir a pele e reparar os tecidos lesionados.

Dicas:

Antes da caminhada tome um copo de suco de laranja: ele dá energia, hidrata o corpo e diminui o colesterol.

Consuma a vitamina C junto com a vitamina E, assim os antioxidantes tornam-se mais potentes. Fontes de vitamina E incluem amêndoa, semente de girassol, pimentão e grão de bico.