Robô que auxilia no monitoramento das enchentes


Robô que auxilia no monitoramento das cheias entre os três melhores trabalhos em Feira Internacional

O protótipo de um robô que auxilia no controle e monitoramento das cheias criado por estudantes montenegrinos foi classificado no importante terceiro lugar entre 106 trabalhos apresentados na 4ª edição da Fepacti (Feira de Parauapebas de Ciências, Tecnologia e Inovação). 


Presidente Von com os estudantes vencedores Considerada um movimento municipal/nacional/internacional de estímulo ao jovem cientista, ocorreu na cidade de Parauapebas, no Pará, de 11 a 15 de novembro. 

Os autores, João Gabriel Von Muhlen, 17 anos, e William Cristiano de Mello, de 18, alunos da Escola SESI de Ensino Médio/Montenegro, estiveram visitando o presidente do Legislativo, vereador Cristiano Braatz (MDB), para lhe comunicar a excelente classificação obtida na Feira. “Von” parabenizou-os: “através da tecnologia, eles desenvolvem um conhecimento voltado à questão social”. 

A Fepacti é um movimento municipal/nacional/internacional de estímulo ao jovem cientista, Promove o incentivo à criatividade dos estudantes de nível Fundamental, Médio/Técnico e Superior, através do desenvolvimento e criação de projetos de iniciação científica. Este ano, teve a participação de mais de 16 estados do Brasil, além de países como Argentina, Paraguai e México. 

O trabalho, que começou em sala de aula, consiste na criação de um mecanismo para que, de maneira simplificada, as pessoas possam se preparar antes de serem surpreendidas pelas enchentes. Na sua elaboração, utilizaram instrumentos como a robótica, técnicas de programação e tecnologias variadas, para que seja emitido um alerta a todos que ficam com medo no momento em que ocorrem grandes precipitações de chuva.

Neste ano, apresentaram-no em quatro Feiras, no país. Para 2020, pretendem melhorar as ações de comunicação. 
Os alunos divulgaram seus endereços de contato, para interessados em auxiliar no incremento da iniciativa. 
O e-mail de João Gabriel Von Muhlen é: joaovonmuhlen@gmail.com. O de William Cristiano de Mello é: engenharia.sesi@gmail.com.