Polícia investiga desvio na FCDL-RS Federação dos Lojistas do RS



Investigação da 17ª DP concluiu que presidente da entidade teria se apossado de verbas e feito prestações de contas fictícias para serviços inexistentes.


Polícia calcula que mais de R$ 10 milhões de reais foram desviados. Mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em residências e na sede da FCDL.

A Polícia Civil realiza uma operação na manhã desta sexta-feira (29) para investigar um desvio milionário na Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL).

Estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão na casa do presidente da federação, Vitor Koch, em Três Coroas, nas residências de dois funcionários da entidade, e na sede da FCDL, no Centro de Porto Alegre.

G1 entrou em contato com a assessoria da federação, e aguarda retorno de um contraponto.

"Na verdade, no fim do ano passado, dirigentes procuraram autoridades denunciando uma série de irregularidades, desvios e crimes praticados pelo presidente da entidade em conluio com empresários e outros servidores da federação", afirma o delegado.

Segundo as investigação, um esquema montado pelo presidente da FCDL desviava dinheiro da entidade, usando empresas de um prestador de serviços, além de contas bancárias usadas para lavar dinheiro da federação.

"Não temos dúvidas que se nós somarmos centavo por centavo, o prejuízo chegou a mais de 10 milhões de reais. Uma vez que, os desvios ocorrem há mais de uma década, acreditamos que desde que esse senhor, o presidente, assumiu a FCDL", relata o delegado.

Conforme Ferreira, o presidente e mais quatro pessoas devem ser indiciadas pelos crimes de estelionato, organização criminosa, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e falsidade documental.