Homenagens para Arnaldo Gauer, Protásio Oliveira, Reynaldo Löhder e José Ruy Seelig na Cãmara de Montenegro

 

Familiares dos homenageados e vereadores ao final da sessão
 
 
Um reconhecimento público a pessoas que deixaram lembranças não só para os seus familiares, mas tiveram marcada atuação no município.

Trata-se de uma das prerrogativas da Câmara identificar logradouros, tornando mais fácil a seus moradores solicitarem a ligação de água e luz, entre outras vantagens. 
 
Para justificar a apresentação deste tipo de projeto, os legisladores frequentemente dizem saber que empresas como RGE e Corsan estão dificultando ligações de energia elétrica e água, devido à falta de nome em ruas, principalmente, dos novos loteamentos.

Em função disso, mais quatro projetos denominando Ruas foram votados em 28 de novembro. A Sessão Ordinária teve o acompanhamento de familiares dos homenageados, que praticamente lotaram o plenário Edgar Oliveira. Arnaldo Gauer, Protásio Oliveira, Reynaldo Löhder e José Ruy Seelig ficarão eternizados na história de Montenegro, sendo agora uma referência para se chegar a determinado endereço.

O projeto de lei 030/19, da vereadora Rose Almeida (PSB), denomina a Rua 01, do Loteamento Pontal dos Plátanos, localizado no Bairro Imigração, de “Arnaldo Gauer”. O homenageado morou no local onde hoje está situado o novo Loteamento.

Através do PL 031/19, o vereador Talis Ferreira (PL) propôs denominar a Rua 04, situada no mesmo Loteamento, de “Protásio Henrique Martins de Oliveira”. De 1949 até 1957, Protásio morou no Porto dos Pereiras, onde dedicou-se ao cultivo de flores e plantas ornamentais, em viveiros da família. Em 1957, mudou-se para a cidade, onde comprou o Engarrafamento e Depósito de Bebidas que passou a chamar-se Oliveira e Luft. A empresa passou por algumas transformações, e atualmente a LF Oliveira é dirigida pelo filho do homenageado, Fernando Oliveira.

O projeto de lei 034/19, de autoria do vereador Joel Kerber (Progressistas) propõe, também no Loteamento Pontal dos Plátanos, denominar a Rua nº 02 de “José Ruy Seelig”. “Justa homenagem ao cidadão que contribuiu por muitos anos para o crescimento da comunidade montenegrina, atuando fortemente no comércio local, tendo sido desportista e grande colaborador nas ações sociais”, destaca o parlamentar.

Ruy Seelig nasceu no ano de 1934, falecendo em cinco de janeiro de 2012. Presidiu o Clube Riograndense várias vezes, quando coordenou a fusão do Clube Social com o Sport Club Montenegro, criando novas opções de lazer para os associados, na atual sede esportiva do Riograndense. Também presidiu o Rotary Club de Montenegro por duas gestões. Casado com Lya Maria Petry Seelig, eles tiveram três filhas: Josiane, Rosângela e Adriana.

Requerimentos aprovados:
De autoria do vereador Felipe Kinn, propondo realização de reunião para tratar sobre o projeto de lei do Carnaval Montenegrino. Também de autoria do vereador, proposição de reunião para tratar sobre o itinerário do ônibus seletivo (“o amarelinho”);


De autoria da vereadora Josi Paz: requerimento propondo a realização de Sessão Comemorativa em homenagem aos 28 anos dos Grupos Organizados do Lar - Gol e 63 anos da Extensão Rural da Emater.