Recorde de candidatos na Eleição da Câmara Mirim em Montenegro




Um novo tempo para o Projeto Câmara Mirim. Os vereadores que integram a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos (CCDH) apresentaram as mudanças que o projeto sofreu, para a edição 2019/2020.

Durante coletiva na manhã de quarta-feira, 09 de outubro, no Plenário Edgar Oliveira, Josi Paz (PSB) e Joel Kerber (Progressistas), acompanhados do assessor parlamentar Tiago Goulart, explicaram as novidades que atraíram a participação de 10 escolas e 36 estudantes, que concorrem a dez vagas de Vereador Mirim.

Entusiasmada, a vereadora Josi disse que foi importante haver a mudança no projeto permitindo a criação de mais duas ferramentas, já que a proposta, com o passar dos anos, vinha perdendo força. Conta que entre as novidades, a eleição dos Vereadores Mirins com urna eletrônica. “Eles já irão conviver com algo próximo da realidade, inclusive com foto na urna, de cada candidato”, comemora.

O assessor Tiago Goulart contextualizou todo o trabalho que foi realizado junto aos educandários, para atrair maior participação. Como exemplo, cita o Januário Correa, que terá sete candidatos concorrendo a uma vaga. Observa ainda a importante parceria firmada com o Cartório Eleitoral, que foi muito prestativo. “Estamos mobilizando mais de dois mil alunos, tendo como eleitores estudantes do 6º ao 9º ano”, pontua Paz.

Outra novidade que vai acontecer neste mandato dos Mirins será a transmissão ao vivo das Sessões Ordinárias, pelos canais de comunicação da Câmara. O calendário eleitoral inclui uma auditoria nas urnas, e os candidatos serão convidados a acompanhá-la. A eleição ocorre dia 13 de novembro nas escolas participantes, com urna eletrônica e comissão eleitoral.

O vereador Joel Kerber observa que as mudanças foram necessárias, para oxigenar o projeto. “Momento que entendo como muito bacana é a posse dos Vereadores Mirins”, destaca Kerber.

Saiba quais são as escolas participantes: Colégio Estadual Dr. Paulo Ribeiro Campos, EEEF Osvaldo Brochier, EMEF Cinco de Maio, EMEF Pedro João Müller, EMEF José Pedro Steigleder, Instituto de Educação São José, EEEF Cel. Januário Correia, Colégio Sinodal Progresso, EEEF Delfina Dias Ferraz, EMEF Dr. Walter Belian.

A previsão para a Sessão Solene de Posse, conforme datas pré-agendadas, é no dia 21 de novembro, às 20h. Todos os familiares e colegas dos eleitos estão convidados a prestigiar.