Mês da Consciência Negra



Cultura e tradição são temas das atividades do Mês da Consciência Negra

Organizado pela Central Única das Favelas/Montenegro (CUFA), o mês da Consciência Negra, celebrado em novembro, oferece diferentes atividades com o objetivo de resgatar e divulgar a história dos Negros do Vale do Caí. A abertura das atividades inicia com uma feijoada e roda de samba na Sociedade Flores, no dia 09 de novembro. A programação do dia conta, também, com desfiles e exposições artísticas.


Com apoio da Prefeitura Municipal de Montenegro e Câmara Municipal de Vereadores, a programação é composta por atividades que difundem a cultura, origens e tradições do povo negro da região, além de valorizar seus personagens, monumentos e peculiaridades.

A Abertura Oficial da programação ocorre no dia 19 de novembro, às 8h30min na Estação da Cultura e conta com a exibição do documentário Negro do Vale do Caí, do professor Roberto dos Santos e, após, Painel Negro no RS.

No dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, a Câmara de Vereadores recebe o “Projeto Negro no Vale do Caí – Onde estamos! Para onde vamos!” onde serão debatidas questões como o protagonismo do negro, além de discutir sobre seu envolvimento nos campos político, cultural e social. As atividades são gratuitas e abertas à comunidade em geral.

Confira a programação completa:

19/11 – TERÇA-FEIRA

8h30min - Solenidade de Abertura Oficial

9h15min - Exibição do documentário “O NEGRO NO VALE DO CAÍ” do professor Roberto dos Santos

10h – Coffee Break

10h15min – Painel Negro no RS

Participantes:

Reginete Bispo - Antropóloga e Coordenadora Geral do Instituto Akanni
Carla Beatriz Meinerz - Professora Doutora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul -FACED/DEC/PPGEDU;

Mimmo Ferreira - Professor, percussionista, baterista, compositor e integrante do grupo Alabê Ôni

Rosângela Lopes - Ativista negra e Bacharel em Direito

Local: Estação da Cultura – Espaço Braskem


20/11 - QUARTA-FEIRA

19h30min - Projeto NEGRO NO VALE DO CAÍ – Onde estamos! Para onde vamos! Encaminhamentos das pesquisas bibliográficas: como serão utilizadas e como pesquisar

Local: Câmara de Vereadores de Montenegro


Arte: CUFA/ACB Floresta Montenegrina