Uma proposta de ensino de Educação
Empreendedora, com o apoio da Educação Financeira Escolar, pautou a
dissertação da professora Elisangela Pires da Silva. O estudo levou
também para a sala de aula recursos educacionais digitais no trabalho
com alunos do ensino médio. A pesquisa foi realizada por meio do
Programa de Pós-graduação em Educação Matemática (PPGEduMAT), da
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
De acordo com Elisangela, o trabalho
utilizou a estratégia da pesquisa-ação para associar atividades com
resoluções de problemas. Entre as ações, ela destaca o projeto de
Empreendedorismo Social, realizado durante as aulas de matemática com
alunos do 3º ano do ensino médio, da escola SESI de Juiz de Fora,
durante oito semanas, entre os meses de abril e junho de 2019. “O
projeto foi dividido em três fases: a primeira, destinada à avaliação
diagnóstica, onde se verificou, por meio de um questionário, o
conhecimento dos alunos acerca dos temas abordados, à capacitação e a
identificação de uma ação de Empreendedorismo Social a ser realizada na
escola.”
A pesquisadora avalia que percebeu
que os alunos se apropriaram dos conhecimentos apresentados na
primeira fase. Além disso, desenvolveram comportamentos empreendedores
na realização da ação, que resultou na instalação de três redes de
descanso e na disponibilização de uma nova mesa de pingue-pongue na
escola. “Isso nos leva a concluir que esta pesquisa proporcionou que os
estudantes tomassem consciência de que são capazes de empreender para a
realização de seus sonhos e gerir suas finanças pessoais, tornando-se
protagonistas de suas vidas e cidadãos financeiramente conscientes.”
A ação selecionada pelos alunos foi a
aquisição de itens de lazer para a comunidade escolar, que foi
desenvolvida na segunda fase do projeto. Como estratégia para angariar
recursos financeiros para seu desenvolvimento, os estudantes realizaram
um bazar no colégio. Na terceira etapa, avaliaram o projeto, as
iniciativas e o aprendizado adquirido.
Segundo Elisangela, o trabalho
resultou em um produto educacional denominado “Empreendedorismo Social:
um guia de planejamento e orientações didáticas para o professor”. A
intenção, nesse caso, é a de instrumentalizar professores para o
desenvolvimento de aulas que integrem Educação Empreendedora e Educação
Financeira Escolar, resultando em ações de Empreendedorismo Social.
A professora orientadora, Liamara
Scortegagna, destaca a inovação da pesquisa por realizar a junção das
temáticas de Educação Financeira e Empreendedora. “Percebemos que ações
como essas são capazes de despertar o empreendedorismo e promover o
desenvolvimento do comportamento empreendedor, bem como a consciência
financeira e social nos estudantes. Além disso, o estudo pode ser
replicado em qualquer série dos ensinos fundamental e médio.”
Contatos:
Elisangela Pires da Silva – (mestranda)
elispires@piresbasilio.com
Liamara Scortegagna – (orientadora)
liamara@ice.ufjf.br
liamara@ice.ufjf.br
Banca Examinadora:
Prof. Dra. Liamara Scortegagna – (Orientadora – UFJF)
Prof. Dr. Amarildo Melchiades da Silva – (UFJF)
Prof. Dra. Ana Elisa Esteves Santiago – (ESEC – Escola Superior de Educação de Coimbra e do Instituto Politécnico de Coimbra)
Outras informações: (32) 2102 – 3342 – Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEduMAT)
Prof. Dra. Liamara Scortegagna – (Orientadora – UFJF)
Prof. Dr. Amarildo Melchiades da Silva – (UFJF)
Prof. Dra. Ana Elisa Esteves Santiago – (ESEC – Escola Superior de Educação de Coimbra e do Instituto Politécnico de Coimbra)
Outras informações: (32) 2102 – 3342 – Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEduMAT)