Pular para o conteúdo principal

Empreendedorismo e educação financeira na escola


Pesquisa alia empreendedorismo e educação financeira na escola


Uma proposta de ensino de Educação Empreendedora, com o apoio da Educação Financeira Escolar, pautou a dissertação da professora Elisangela Pires da Silva. O estudo levou também para a sala de aula recursos educacionais digitais no trabalho com alunos do ensino médio. A pesquisa foi realizada por meio do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática (PPGEduMAT), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). 

De acordo com Elisangela, o trabalho utilizou a estratégia da pesquisa-ação para associar atividades com resoluções de problemas.  Entre as ações, ela destaca o projeto de Empreendedorismo Social, realizado durante as aulas de matemática com alunos do 3º ano do ensino médio, da escola SESI de Juiz de Fora, durante oito semanas, entre os meses de  abril e junho de 2019. “O projeto foi dividido em três fases: a primeira, destinada à avaliação diagnóstica, onde se verificou, por meio de um questionário, o conhecimento dos alunos acerca dos temas abordados,  à capacitação e a identificação de uma ação de Empreendedorismo Social a ser realizada na escola.”

A pesquisadora avalia que percebeu que  os alunos se apropriaram dos conhecimentos  apresentados na primeira fase. Além disso, desenvolveram comportamentos  empreendedores na realização da ação, que resultou na instalação de três redes de descanso e na disponibilização de uma nova mesa de  pingue-pongue na escola. “Isso nos leva a concluir que esta pesquisa proporcionou que os estudantes tomassem consciência de que são capazes de empreender para a realização de seus sonhos e gerir suas finanças pessoais, tornando-se  protagonistas de suas vidas e cidadãos financeiramente conscientes.” 

 A ação selecionada pelos alunos foi a aquisição de itens de lazer  para a comunidade escolar, que foi desenvolvida na segunda fase  do projeto. Como estratégia para angariar recursos financeiros para  seu desenvolvimento, os estudantes realizaram um bazar no colégio. Na terceira etapa, avaliaram  o projeto, as iniciativas e o aprendizado adquirido.   

Segundo Elisangela, o  trabalho resultou em um  produto educacional denominado “Empreendedorismo Social: um guia de planejamento e orientações didáticas  para o professor”. A intenção, nesse caso, é a de instrumentalizar professores para o desenvolvimento  de aulas que integrem Educação Empreendedora e Educação Financeira Escolar, resultando em ações de  Empreendedorismo Social.

A professora orientadora, Liamara Scortegagna, destaca a inovação da pesquisa por realizar a junção das temáticas de Educação Financeira e Empreendedora. “Percebemos que ações como essas são capazes de despertar o empreendedorismo e promover o desenvolvimento do comportamento empreendedor, bem como a consciência financeira e social nos estudantes. Além disso, o estudo pode ser replicado em qualquer série dos ensinos fundamental e médio.”

Contatos:

Elisangela Pires da Silva – (mestranda)
elispires@piresbasilio.com
Liamara Scortegagna – (orientadora)
liamara@ice.ufjf.br
Banca Examinadora:
Prof. Dra. Liamara Scortegagna – (Orientadora – UFJF)
Prof. Dr. Amarildo Melchiades da Silva – (UFJF)
Prof. Dra. Ana Elisa Esteves Santiago – (ESEC – Escola Superior de Educação de Coimbra e do Instituto Politécnico de Coimbra)

Outras informações: (32) 2102 – 3342 – Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática
(PPGEduMAT)
https://www2.ufjf.br