Novo e Moderno Sistema de Videomonitoramento em Montenegro no mês das festas natalinas


Vereadoras Rose e Josi colocam em pauta videomonitoramento na cidade

,

Há muitos anos esperado, é possível que a comunidade receba de presente em dezembro, no mês das festas natalinas, um novo e moderno sistema de videomonitoramento.



Atendendo solicitação das vereadoras do PSB, Rose Almeida e Josi Paz, foi realizada reunião na Câmara, com o objetivo de ter um detalhamento do que a Administração irá adotar na cidade.





O encontro contou com a participação dos secretários de Obras Públicas, Ronaldo Buss, da Administração, Edar Borges Machado, do Diretor de Informática, Angelo Daudt, do Comandante da Brigada Militar, Rogério Pereira Martins e os tenentes Maximiliano Medeiros e Daniel Souza, além da vereadora Marcia Brand. Antes da apresentação técnica do planejamento e desenvolvimento, as vereadoras Rose e Josi destacaram que urge a necessidade da instalação de um sistema que atenda amplamente os aspectos de segurança. “Precisamos saber o que vocês estão pensando para Montenegro”, pontuaram.



Apoiado em recursos gráficos, o diretor Angelo Daudt foi contextualizando todo o processo, que culminou na opção de contratar uma empresa que ficará responsável pela instalação e manutenção dos equipamentos. Daudt disse que o material utilizado em Montenegro para o videomonitoramento será de última geração, composto de 20 câmeras, fazendo a cobertura de 16 pontos estratégicos. “Os pontos onde elas serão instaladas foram amplamente discutidos com os setores da segurança pública”, garante o diretor.



O secretário de Administração, Edar Borges, defendeu o sistema de locação de equipamentos, conjuntamente com a manutenção. “Teremos uma empresa especializada prestando serviços, o que não deixará o sistema descoberto”. Explica que a troca de equipamentos, de manutenção corretiva e preventiva ficará a cargo desta empresa, que inclusive terá um tempo previsto em contrato para a solução dos problemas que vierem a surgir. Prosseguindo, Angelo contou que foram feitas vistorias técnicas em todos os pontos escolhidos.



Ainda quanto à decisão da Administração pelo sistema de locação, Ronaldo Buss defende que é baseada em quesitos técnicos, e nos exemplos de várias cidades que já adotam esse modelo bem sucedido. “Tudo que tem qualidade, tem custo”, salientou. Buss reforça a importância de um sistema confiável e em pleno funcionamento, citando o episódio da morte do secretário da Saúde de Porto Alegre, Eliseu Santos, que naquele momento estava embaixo de uma câmera que não estava funcionando.



Outra informação importante: a locação será pelo período de 48 meses, com um valor mensal de R$ 23.694,98, sendo que no final do contrato, os equipamentos passam a ser do Município.

 Neste montante, está incluída toda a estrutura de funcionamento e ainda a manutenção. Daudt relatou que, para cada ponto determinado, serão cinco câmeras, switch e unidade de supervisão remota. A qualidade das câmeras permite um zoom de em torno de 160 metros, sem perder qualidade, e elas filmam mesmo na total escuridão.



Conforme o tenente coronel Pereira Martins, a ferramenta será importante para a Brigada Militar. Considera que se estiver funcionando com qualidade, em tempo real, o monitoramento será um avanço. Martins conhece o sistema que será implantado pela empresa, já que esteve no Comando de uma cidade da Região Metropolitana que o utiliza. “Conheço o trabalho da empresa. Havia 50 câmeras em funcionamento na cidade”, elogia Martins. 

 A empresa DGT, contratada para o fornecimento dos projetos técnicos, equipamentos e manutenção, está há 13 anos no mercado. Atua em mais de 70 cidades do Rio Grande do Sul. O custo por habitante, em Montenegro, ficará em torno de R$ 0,37.