Homenagem da Semana Farroupilha para RIVO BÜHLER


Rivo Bühler será homenageado com nome de rua, na sessão da Câmara

Bem de acordo com o espírito da Semana Farroupilha, a Câmara reservou exclusivamente para votar, na sessão ordinária de 19 de setembro, o projeto que homenageia um montenegrino que, entre outros destaques, exaltou o tradicionalismo.

O PL 022/19, das vereadoras Josi Paz e Rose Almeida, ambas do PSB, visa denominar a Rua 01, do Loteamento São José, localizada no Bairro Aeroclube, de Rua Rivo Bühler.

“A nomeação da rua traz inúmeros benefícios aos futuros moradores do local, eis que se trata de um Loteamento ainda em formação”, dizem as autoras. Acrescentam que a escolha do nome da rua justifica-se “em razão de justa homenagem a Rivo Bühler, ex-vereador e Presidente da Câmara de Vereadores de Montenegro, Advogado, Promotor de Justiça, Carnavalesco e Tradicionalista dentre tantas outras participações no meio social, politico e artístico de nosso município”.

QUEM FOI RIVO BÜHLER

Rivo nasceu em Montenegro no dia sete de junho de 1946, filho de Eny Noêmia e Ivo Bühler, irmão de Pedro Ernesto. Desde jovem Rivo foi envolvido nas artes tocando acordeão e dançando nas invernadas artísticas nos CTG’s Estância do Montenegro e 20 de Setembro, tocando e cantando de conjuntos musicais (fundou os grupos Show Ritmo 100 e Rivo e seu conjunto), participando de blocos carnavalescos.

Foi criador, arranjador e responsável pelo movimento Viva a Gente em Montenegro, baseado no movimento americano Sing Out, que veio para o Brasil com objetivo de motivar jovens por bons atores. Como Diretor Social Jovem do Clube do Comércio trouxe, na década de 60, o grupo Renato e seus Blue Caps, para apresentação em Montenegro.

Formou-se Técnico em Contabilidade peia Escola São João Batista, exercendo a contabilidade por muitos anos. Foi professor na Escola Beato Roque em Pareci Novo. Tinha registro de Jornalista, foi correspondente do Jornal Zero Hora em Montenegro e comandou programa em rádio local. Formou-se em Direito pela Unisinos com especialização em Direito Penal e em Direito Constitucional. Foi Promotor de Justiça no Estado de Rondônia, tendo sido Procurador Geral da capital, Porto Velho. Quando se aposentou, dedicou-se à advocacia e à docência no curso de Direito na ULBRA.

Em 1970 casou-se com Maria Madalena Leal Machado (Maria Madalena Bühler), com quem teve três filhos: Riviane, Rivo Junior e Rivana, e seis netos: Vinícius, Mateus, Maria Carolina, João Pedro, Sofia Natsumi e Pedro Hideo. Em 1973, fundou o Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos de Montenegro. Os ensaios e o barracão, por muitos anos, foram no pátio de sua residência, no Bairro Santo Antônio. A Acadêmicos representava a cidade de Montenegro nos carnavais de muitos municípios, inclusive desfilando na capital junto com a escola madrinha Praiana.

No ano de 1988, a Acadêmicos, em parceria com a Sociedade Floresta Montenegrina, foi campeã na categoria das escolas de samba do Interior no carnaval de Porto Alegre. Rivo também foi jurado no carnaval de Porto Alegre por muitos anos, chegando a ser presidente do júri da festa de Momo na capítai gaúcha.

Sua atuação nas artes também adentrava nos CTG’s. Gaiteiro, foi campeão do Festival do Mobral, que deu origem ao FEGART (hoje ENART), ganhou diversos rodeios. Também era compositor, chegou a fazer parcerias com artistas consagrados como Moraezinho e Arabi Rodrigues. Teve participação em vários festivais de Música Nativista, com muitas premiações. Gravou dois LPS pelos selos querência/ISAEC e Tíaraju/Ariola (1978 e 1983). Realizou diversas apresentações no estado e fora dele, apresentando-se na Festa do Carreteiro em São Paulo e na Granja do Torto em Brasília, para o então presidente Figueiredo. Fundou o Grupo Ibiá de arte Nativa, um dos primeiros grupos de dança de projeção folclórica em Montenegro.

A política também sempre fez parte de sua vida, seu pai foi vereador, vice-prefeito e prefeito de Montenegro. Em 1976 elegeu-se vereador no primeiro mandato pelo MDB, sendo o mais jovem e mais votado, na ocasião. Em 1980 fundou, em Montenegro, o PDT, partido pelo qual concorreu a prefeito no ano de 1982.

 Em 1988 elege-se vereador novamente, pelo PMDB. Neste período, foi Presidente da Câmara de Vereadores e coordenou a realização e promulgação da Lei Orgânica do Município. Com seus conhecimentos constitucionais, Rivo assessorou Câmaras de outros Municípios na construção de suas Leis Orgânicas.

Sessão Solene Farroupilha

A partir das 19h, antecedendo a Sessão Ordinária, os vereadores estarão participando da Sessão Solene alusiva à Semana Farroupilha. O orador em nome do Legislativo será o petebista Neri de Mello Pena - Cabelo. Ainda na programação, apresentações artísticas em homenagem a Rivo Bühler. 

O Espaço Cultural André Zanatta está ornamentado para as comemorações da Semana Farroupilha. O secretário Geral da Câmara, Giovani Bender, com o apoio do tradicionalista Vilson Luís de Vargas, se encarregou do trabalho. Foram parceiros a Loja Lebes, Loja Rodrigues e a Amarti.