Cavalos só desfilam após apresentação de exames de saúde



A Prefeitura Municipal de Montenegro reforça aos Centro de Tradições Gaúchas (CTGs) e aos tradicionalistas que irão desfilar com cavalos no 20 de setembro, que os mesmos devem cumprir as exigências do desfile com os animais. Segundo a Comissão Executiva da Semana Farroupilha 2019, a apresentação da documentação e dos exames, conferidos antes do desfile, tem como objetivo garantir a saúde dos animais que presentes no evento. Os proprietários e cavaleiros precisam apresentar os exames de negativas para diversas doenças equinas (confira lista abaixo) na data do desfile, para o veterinário responsável.


Documentação a ser conferida na data do Desfile:

- Guia de Transporte Animal (GTA)

- Exame Negativo para AIE (Anemia Infecciosa Equina)

- Exame Negativo para MORMO

- Vacinação para Influenza Equina

                                         Saiba mais:

                                          Anemia Infecciosa Equina e Mormo 

Exames negativos originais, com data de coleta de amostras realizadas no máximo 180 dias antes do dia 20/09/2019, para animais provenientes do Rio Grande do Sul. Para animais provenientes de outros estados, a data da coleta de amostras deve ser realizada no máximo 60 dias antes de 20/09/2019.

  Influenza Equina 

Atestado de vacinação contra Influenza Equina, que deve constar a resenha do animal, número do lote da vacina, sua partida e data de validade, bem como a data da realização da vacina, selo da vacina ou assinatura e carimbo de médico veterinário.

Após a realização da vacina há um prazo de carência para que possa ocorrer a movimentação do animal para eventos/competições, sendo este de 21 dias pós vacinação.

A validade da vacina é de 1 ano a partir da data de aplicação da vacina, no Estado do Rio Grande do Sul, para fins de movimentação de equídeos. O vencimento da vacina deve ser posterior ao dia 20/09/2019.

Fonte: ACOM
Foto: Jornal Fato Novo