Montenegro no Mapa do Turismo Brasileiro


Montenegro sobe de categoria no Mapa do Turismo Brasileiro

O Governo Federal divulgou nesta segunda-feira (26), a nova edição do Mapa do Turismo Brasileiro. Integrante da lista e, também, do Vale da Felicidade, Montenegro segue figurando no circuito turístico e passando da colocação “D” para “C”.

Neste ano, para a atualização, os estados e municípios contaram com novos critérios, compromissos e recomendações estabelecidas pelo Ministério do Turismo, entre elas a obrigação de participação em instância de governança e em Conselho Municipal de Turismo (COMTUR).

Além da necessidade de o município ter um órgão de turismo em atividade e conselho municipal funcionando, o novo mapa adotou outros critérios obrigatórios para a participação na plataforma: orçamento próprio destinado ao turismo e possuir prestadores de serviços turísticos de cadastro obrigatório registrados no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo.

Entre os benefícios do Mapa do Turismo, cuja categorização varia entre “A” e “E”, é possível ampliar a gama de recursos, onde há subsídios de investimentos por programas do Ministério do Turismo. Esse movimento inclui ações de infraestrutura turística, qualificação profissional e promoção dos destinos, observando características peculiares de demanda e vocação turística. 

Os municípios com maior fluxo turístico e número de empregos e estabelecimentos no setor de hospedagem ficaram na categoria A, contabilizando 124 localidades. Nas classes B e C constam 514 e 476 Municípios, respectivamente. Na atualização do Mapa do Turismo, Montenegro subiu para categoria “C”, já que permanecia desde o início do Mapa do Turismo, em 2013, na posição “D”.

Atualizado a cada dois anos, o Mapa do Turismo Brasileiro 2019-2021 abrange 2.694 municípios do país, que compõem 333 regiões turísticas. A edição anterior do mapa, publicada em 2017, contava com 3.285 municípios, divididos em 328 regiões turísticas.

Para a Diretora de Turismo, Michele Martins, a nova posição é um avanço para o município. “A nova categorização valoriza nossa região, credenciando Montenegro como oferta principal da região turística do Vale da Felicidade. Agora, também, Montenegro passa a ter maior prioridade na busca de recursos junto ao Ministério de Turismo” – ressaltou Michele que também é a Coordenadora da Governança Regional do Turismo do Vale do Caí.

Foto: Paulo Sérgio Lopes - 1º #compartilhandoMontenegro