Estrada da Pedreira Velha agora denominada Estrada Carollo

 
A Câmara aprovou por unanimidade na sessão de 15 de agosto o projeto de lei 010/19, do vereador Cristiano Braatz (MDB) - “Von”, que altera a denominação da Estrada da Pedreira Velha para Estrada Severino Carollo. Desta forma, a “Estrada Pedreira Velha", que tem início na RS 124 e término na Estrada Marcírio de Souza Carpes, na localidade de Pesqueiro, passa a denominar-se “Estrada Severino Carollo”.

Severino Carollo nasceu no dia de agosto de 1934, em Guaporé/RS. Em 1986, juntamente com seus dois filhos, João Carlos e Gilberto, iniciou a empresa Pedreira Triunfense Ltda., que, após o seu falecimento, permaneceu com suas atividades, porém com o nome de Construtora Irmãos Carollo e Britagem Montenegro.

Conforme o vereador Cristiano Braatz, foi “um homem visionário, correto, justo, que deixou uma grande marca, sendo que a família dá continuidade a esta história, e que ajudou no desenvolvimento de Montenegro”. Para nós, montenegrinos, a pessoa dele ficará perpetuada pelo resto da vida.

De acordo com o seu currículo, em 2002, Severino Carollo recebeu o certificado de reconhecimento do 5º BPM - Btl. Cel. Januário Corrêa, por sua destacada participação nas ações de Policiamento Comunitário em prol da segurança pública de Montenegro. “Quem o conheceu, soube da sua personalidade ímpar e marcante, estava sempre disposto a ajudar as pessoas da sua comunidade, de inúmeras formas. Realizava diversas ações e doações para a comunidade de Montenegro, uma delas a reforma da Igreja de seu bairro na Timbaúva, a Paróquia Sagrado Coração de Jesus”, destaca o autor do projeto.

Era considerado um homem muito humano, honesto e de conduta exemplar, muito estimado pelos montenegrinos. Recebeu a honra ao mérito de empresas nomeadas no ramo de pedreiras, pela audaciosa e pioneira utilização de máquina de escavadeira em pedreiras, recebendo certificado de destaque e reconhecido internacionalmente, em Miami/EUA.

Faleceu em nove de junho de 2005, aos 70 anos. “Severino conservou sempre o senso de humor e a jovialidade, com uma autoestima inexplicável! A resposta que costumava dizer quando era questionado como estava a sua vida era: ‘se melhorar estraga’!”, conforme consta em seu currículo.

“Tive o privilégio de ter conhecido bem o seu Severino Carollo”, destacou a vereadora Rose Almeida (PSB). “Era exatamente como descrito em seu currículo: humano, temperamento forte, conduta exemplar, e o seu senso de humor era a sua marca, com certeza”. Talis Ferreira (PR) cumprimentou o vereador Cristiano, pela iniciativa, e principalmente os presentes à sessão, “nesta bela homenagem que estamos trazendo à comunidade”. Josi Paz (PSB) elogiou os familiares, “por continuarem mantendo esta característica que Severino trouxe, da solidariedade”. “Mais do que merecido! Uma empresa que ajudou muito o nosso município, através da oferta de empregos, de ações sociais. Deixou sua marca registrada”, saudou o vereador Felipe Kinn, referindo-se ao homenageado.

Durante o seu discurso na tribuna o presidente da Câmara, Vereador Cristiano Braatz, informou que está encaminhando um pedido à comissão que estuda e analisa as modificações no Regimento Interno, para que, se houver viabilidade jurídica, os vereadores também possam fazer a indicação do nome de pessoas em vida, para a denominação dos logradouros, o que no atual Regimento Interno é vedado.
 
Fonte: