Desfile de 7 de setembro na Rua Ramiro Barcelos





Desfile Cívico de 7 de setembro será realizado no Centro

Com coordenação e realização da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, através do Departamento de Cultura, o tradicional Desfile de 7 de setembro ocorre, neste ano, na rua Ramiro Barcelos, no centro da cidade. Programado para iniciar às 8h, essa edição conta com cerca de 20 instituições participantes e tem a Entidade de Filantropia, Cultura e Arte (EFICA) e a professora Sônia Mottin (in memoriam), como homenageados.

Sobre os homenageados:

 Professora Sônia Mottin (in memoriam)

Falecida em janeiro de 2019, Sônia Mottin dedicou 36 anos de sua vida na educação do município. Durante sua carreira, atuou por 8 anos na Secretaria Municipal de Educação e Cultura onde, como Diretora de Desporto, incentivou a prática de esportes nas escolas, realizando torneios e competições de diversos esportes envolvendo toda a comunidade. 
Natural de Montenegro, Sônia Mottin, nasceu em 1959 e morou por toda a sua vida no município. Casou-se com José Luiz Mottin, no ano de 1982, e deste matrimônio teve três filhos: Sérgio, Bruno e Alexandre.

 EFICA

A Entidade de Filantropia, Cultura e Arte teve início a partir do trabalho de um grupo de mulheres, na qual se destacou a atuação de Maria Eunice Müller Kautzmann, primeira presidente. Em 23 de outubro de 1970, fundaram a Entidade Feminina de Intercâmbio Cultural na América EFICA, tendo em vista a importância da mulher e a conquista de seu espaço, nos vários segmentos da comunidade montenegrina. Em agosto de 1971 foi realizado o registro do Estatuto da EFICA no Cartório de Registro Civil, como pessoa jurídica. 

Em 1999 a entidade passou por várias transformações, inclusive no nome. Sua sigla permaneceu a mesma apesar da alteração nominal, pela qual passou a se chamar Entidade de Filantropia, Cultura e Arte, mantendo o objeto principal que é o de estimular e vivenciar a cultura nos seus mais diversos aspectos.
Além dos projetos de revitalização dos prédios da Estação da Cultura, a entidade dedica-se a ações sociais, auxiliando lares de idosos, abrigos, creches e escolas.

Em caso de chuva, o desfile será cancelado.

Arte: ACOM