Biometria - atendimento de funcionários das empresas de Montenegro



Como já informado anteriormente, este Cartório Eleitoral está realizando a Revisão do Eleitorado com identificação biométrica do município de Montenegro. Dentre as estratégias de atendimento adotadas para mitigar as longas filas que ocorrerão no prazo final, houve a expedição de mais de 430 ofícios dirigidos a órgãos públicos e empresas localizados na cidade de Montenegro. Na oportunidade, sugeriu-se aos gestores de pessoal das respectivas unidades a realização de um pré atendimento, onde o Cartório, a partir de lista de funcionários, verificaria quais colaboradores ainda não haviam realizado a Biometria bem como a existência de eventuais multas por ausência às urnas. Assim, estes funcionários viriam ao Cartório com horário agendado para atendimento, bem como já poderiam recolher antecipadamente eventual multa por ausência às urnas, permitindo realizar a Biometria em menos de 15 minutos com um único comparecimento ao Cartório.

Nesse contexto, dos mais de 430 ofícios expedidos, apenas 47 organizações realizaram contato com o Cartório para a adoção dos procedimentos sugeridos. Ainda, das empresas que realizaram contato, merecem destaque aquelas que, cientes da importância e dos ganhos de realizar a Biometria antecipadamente, inclusive disponibilizaram veículos da própria organização para deslocamento dos funcionários até o Cartório Eleitoral, os quais foram atendidos em poucos minutos graças ao prévio agendamento do atendimento.

Dessa forma, mais uma vez frisamos nossa preocupação com os milhares de eleitores que deixarão para realizar a coleta dos dados biométricos no prazo final, onde o tempo de espera por atendimento tende a superar DEZ HORAS para realizar um procedimento que hoje é feito em DEZ MINUTOS. Nesse sentido, tal também deve ser uma preocupação dos gestores de pessoal, já que os funcionários que deixarem para fazer a Biometria, próximo ao prazo final ficarão por muitas horas indisponíveis para trabalho nas respectivas empresas. Tal situação acarretará em prejuízos às organizações em decorrência da indisponibilidade de seus recursos humanos em grande parte do expediente, principalmente se considerarmos que o encerramento da Revisão do Eleitorado, a ser efetuada no dia 4 de dezembro, coincidirá com o período de aumento na movimentação do comércio local, seja pelo recebimento da primeira parcela do 13ª salário de muitos assalariados ou pela proximidade das festas natalinas. Importa ressaltar que, caso o eleitor não faça a Biometria, que é obrigatória para todos os eleitores de Montenegro, ele terá seu Título de Eleitor CANCELADO, causando transtornos também para as empresas no que se refere a escrituração de pessoal, já que o cancelamento da inscrição eleitoral pode causar restrições em outros documentos, como Carteira de Identidade, Passaporte e CPF.

Para fins estatísticos, informo que atualmente Montenegro possui 30.316. eleitores com cadastro biométrico, de um total de 46.803 eleitores, perfazendo 64,77% de eleitores com Biometria coletada. 

Por fim, solicitamos que as empresas que ainda não tenham aderido à rotina de pré atendimento de seus colaboradores, e que tenham interesse na sistemática, realizem contato com o Cartório Eleitoral, através do e-mail zon031@tre-rs.jus.br, até o dia 30 de agosto.