4ª Feira Municipal de Iniciação Científica




Educação Infantil abre a 4ª Feira Municipal de Iniciação Científica

A abertura oficial da IV Feira Municipal de Iniciação Científica ocorreu na tarde desta quinta-feira (22) no Comércio. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, reúne, durante três dias, cerca de 62 trabalhos de alunos das 28 escolas municipais.



Durante a abertura desta tarde, o Prefeito Kadu Müller destacou a importância em estimular o interesse pela pesquisa desde a infância. “É fundamental que o professor ensine seus alunos como pesquisar e que, inicialmente, aborde temas que provoquem a curiosidade deles. Dessa forma, contribui para despertar nas crianças o gosto pela pesquisa” - disse Kadu.

A FEMIC tem como objetivo incentivar a iniciação científica nas escolas, assim como possibilitar a divulgação dos trabalhos realizados pelos alunos e oportunizar a produção e a socialização do conhecimento, estimulando a imaginação e a curiosidade através da pesquisa. Com isso, é possível fomentar o surgimento de novos pesquisadores.

Os trabalhos são avaliados por pessoas com conhecimento na área científica, guiadas por uma ficha de avaliação, composta por diferentes critérios. Projeto escrito, caderno de campo, apresentação do projeto, área de pesquisa e metodologia utilizada, são alguns itens avaliados.

Os projetos com maiores pontuações, durante a FEMIC, são indicados para a Mostratec Baby e Mostratec Junior 2019, mostra de trabalhos do ensino fundamental realizada pela Fundação Liberato, na cidade de Novo Hamburgo. A mostra, integrada à Mostratec, destina-se à apresentação de trabalhos de pesquisa em diversas áreas, realizados por estudantes do ensino fundamental do Brasil e do Exterior.

Foto: ACOM