Terapia Comunitária Integrativa em Montenegro-RS



Equipe da SMS conclui formação em Terapia Comunitária Integrativa

Ocorreu, na manhã desta sexta-feira (19) em Porto Alegre, o Seminário de Terapia Comunitária Integrativa e formatura do Curso de Capacitação de Terapeutas Comunitários. Em Montenegro, a Secretaria Municipal de Saúde promove, mensalmente, rodas de Terapia Comunitária Integrativa (TCI) nas unidades de saúde. A terapia comunitária é uma ferramenta de fortalecimento do vínculo entre comunidade e Atenção Básica, que tem como objetivo melhorar a autoestima pessoas envolvidas, assim como proporcionar, através do acolhimento, bem-estar, empoderamento e convívio pessoal.


Com a temática “Quando a boca cala o corpo fala. Quando a boca fala o corpo sara”, as rodas de terapia comunitária ocorrem uma vez por mês nas Estratégias de Saúde Família (ESF) e Unidades Básica de Saúde (UBS). Desde o início das atividades, foram realizadas 23 rodas, atendendo um total de 188 pessoas. Entre os assuntos abordados durante as conversas, estão temas como estresse, angústia, depressão, conflitos familiares, trabalho e violência.

As terapeutas comunitárias Ana Sofia dos Santos, Beatriz Gomes da Silva, Juliana Luisa da Silva, Patrícia Ribeiro da Motta e Zaira da Motta da Rosa, receberam os certificados de conclusão do Curso de Capacitação de Terapeutas Comunitários, promovido pelo Instituto CAIFCOM - Cuidado, Atendimento, Ensino e Pesquisa do Indivíduo, Família e Comunidade. As terapeutas atuarão diretamente com a população de Montenegro através das rodas de TCI.

A Secretária Municipal de Saúde, Cristina Reinheimer, participou do evento, juntamente com a Coordenadora da Atenção Básica, Andreia Coitinho e a Coordenadora do Núcleo Municipal de Educação em Saúde Coletiva (NUMESC), Luciane Seibel.

As rodas de Terapia Comunitária Integrativa são um serviço gratuito oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde de Montenegro nas unidades de saúde de Estratégia Saúde da Família (ESF) e da Unidade Básica de Saúde Centro. Os interessados podem entrar em contato com a SMS pelo telefone 3632-3102.

Foto: SMS